cachorro-aquecer-inverno-12246

Criado a por em: Curiosidades.

Quase todos os donos de cães têm uma preocupação com o pelo: saber porque cai tanto. Descartado que o animal sofre de alguma patologia que o provoque, resta pensar que há outras causas que têm a ver com isso.

O aquecimento no inverno leva à queda de pelo, também é certo que as mudanças climáticas estão a ajudar que este efeito seja possível em qualquer estação do ano. Não faz muito tempo que os especialistas demarcavam perfeitamente as épocas de muda nos cães. Actualmente, as condições do meio ambiente estão a modificar essa muda e não há um ciclo real.

Calor em casa

Se além disso, existir aquecimento permanente durante os meses de inverno, a renovação do pelo continua o seu ciclo como na estação quente, sendo cada vez mais frequente clientes nos cabeleireiros caninos com queda de pelo durante todo o ano.

Ajuda não subir o termóstato em demasia e conseguir ter uma temperatura ambiente de uns 21ºC, evitar que o cão sofra mudanças bruscas de temperatura e não escovar em excesso.

Devemos seguir os mesmo cuidados de grooming durante todo o ano, porque se o escovarmos muito mais, isso provocará um aumento da queda. O melhor é recorrer a um profissional de grooming ou até ao médico veterinário se a queda de pelo for em excesso, pois pode haver outras causas.

Proteger do frio

O facto dos cães viverem dentro de casa durante todo o ano, com os benefícios que isso tem, contribuiu para que as suas necessidades, em certa medida, tenham variado. Assim, na actualidade, não se aceita que os cães vivam permanentemente no exterior, quando são cães de companhia, por isso o seu organismo não está acostumado a baixas temperaturas como estavam os seus ancestrais e temos de lhes proporcionar um abrigo ou vestir um agasalho.

Passeios agasalhados

Os agasalhos devem ser colocados mesmo antes de sair para a rua, que é quando o cão nota mais a mudança de temperatura, mas se durante o passeio entramos numa loja ou vamos a casa de alguém tiramos o mesmo, caso contrário terá o efeito contrário e o cão terá excesso de calor. No caso de o cão sair à rua por pouco tempo e realizar um exercício intenso, não será necessário o agasalho, mas se vamos sair para passear de forma relaxada, o melhor será vestir-lhe algo. Além disso, temos de ter em conta que se lhe vestimos uma roupa temos de o vigiar, pois pode ficar preso em algum lugar.