hidden-cat

Criado a por em: Curiosidades.

Muitas vezes as pessoas colocam um guizo na coleira do seu gato porque “deste modo sabemos sempre onde está”. Reflectindo um pouco, imagine que não está nos seus dias, sente-se mais irritado(a) e apetece-lhe que ninguém o “aborreça”. O seu gato, devido à sua natureza de caçador solitário, pode ter esta necessidade várias vezes! Este comportamento deve ser respeitado. Desde que a casa esteja preparada para o gato e, como tal, seja segura, não precisa de saber sempre onde ele está.

Os gatos adoram companhia e estar horas a dormir ao nosso lado ou mesmo literalmente em cima de nós, mas também adoram a sua privacidade.

O que devemos fazer

– Proporcione esconderijos, como por exemplo, caixas de cartão. A própria transportadora pode constituir um bom esconderijo. Se conseguir um esconderijo num local alto o seu gato vai adorar.

– Permita que o seu gato vá para debaixo da cama ou para dentro do roupeiro.

– Retire o guizo da coleira sempre que ele está em casa.

O que não devemos fazer

– Não devemos perturbar o gato nos seus momentos de descanso.

Evite os acidentes

Devido à sua natureza exploradora, os gatos correm o risco de se aventurarem em locais menos seguros. Cuidado com a máquina de lavar roupa e com os armários que se possam fechar depois do gato entrar. Os esconderijos têm de ser seguros.

Será normal?

Embora a necessidade de estar só seja um comportamento normal, se o seu gato muda o comportamento para se isolar mais do que é habitual, isto deve ser atendido como um isolamento por desconforto e o gato deve ser observado pelo médico veterinário.

Um gato que é respeitado, é um gato mais seguro e mais feliz!