Ração: Identificados alergénios que produzem mais alergias em cães e gatos


← Voltar

alergénios alimentares em cães e gatos

Um estudo levado a cabo por investigadores das universidades Ludwing Maximilian, da Alemanha, e North Caroline State, nos EUA, em conjunto com a clínica Advetia, em França, identificou os alergénios que, com mais frequência, produzem alergias alimentares em cães e gatos. Venha descobrir com o veterinário da DrBigodes!

Alergias alimentares em cães e gatos

A alergia alimentar é uma reação adversa a um tipo de alimento específico, normalmente desencadeada pelo sistema imunitário do animal. Tanto cães como gatos podem desenvolver alergias alimentares, e os alergénios mais comuns podem variar de um indivíduo para outro.

Tendo como ponto de partida os alergénios mais comuns, os investigadores procuraram estabelecer quais os componentes que são responsáveis pelas alergias alimentares em cães e gatos, com mais frequência.

Quais são os alergénios mais comuns que se podem encontrar nas rações?

Os resultados publicados mostram que, entre os alergénios mais comuns encontrados nas rações, para cães e para gatos, estão: carne de bovino, carne de frango, peixe, ovos, lacticínios e alguns cereais como: o milho, trigo ou soja.

Quais são os sintomas de uma alergia alimentar em cães e gatos?

É importante sublinhar que alergias alimentares em cães e gatos podem-se manifestar de formas diferentes, incluindo problemas de pele, como dermatite em gatos e dermatite atópica em cães, problemas digestivos, vómitos e/ou diarreia.

Protocolo de Diagnóstico para alergias alimentares

De acordo com os responsáveis pelo estudo, quando se realiza um teste com uma dieta de eliminação para diagnosticar uma alergia alimentar em animais de companhia, deve-se começar com os alimentos mais comumente presentes nas rações que o mercado oferece, deixando para o fim os alimentos que produzem alergias com menos frequência.

Quanto tempo demora o período da dieta de eliminação?

Durante o período da dieta de eliminação, o veterinário monitoriza os sintomas do animal para verificar se minimizam ou desaparecem. Esta dieta poderá levar entre 8 a 12 semanas, para garantir que o sistema digestivo do animal se liberta dos alergénios. Nalguns casos, o médico veterinário pode recomendar análises ao sangue ou de pele para complementar o diagnóstico e ajudar a identificar a causa da alergia.

Com a Dr. Bigodes pode fazer análises, no conforto da sua casa. Oferecemos o serviço de veterinário ao domicílio onde pode fazer o despiste das alergias alimentares do seu cão ou do seu gato, à distancia de um click e sem stress, para si e para o seu animal.
Marque já consulta!

Agendar Consulta