Jovens da Lousada apostam no bem-estar animal


← Voltar

Jovens da Lousada apostam no bem-estar animal

Jovens da Lousada apostam no bem-estar animal através de um projeto para a renovação do Canil Municipal de Lousada, que ganhou o Orçamento Participativo Jovem 2016 do município. Subordinado ao tema “Tu escolhes o futuro de Lousada” os projetos somaram um total de 548 votos válidos , cerca do dobro do ano anterior. A verba para o investimento na requalificação do canil ronda os 25.000€.

O projecto que aposta em melhores condições do canil da Lousada

O grupo que promove o projecto pretende melhorar as condições do canil, nomeadamente, pintar, modernizar e alargar o espaço disponível, promover políticas de adopção e esterilização de animais, fazer acções de sensibilização e acabar com o abate de animais no canil. O objectivo é tornar o espaço mais acolhedor e permitir a criação de zonas livres e de recreio, onde voluntários possam passear e interagir com os animais, para uma maior envolvência com a comunidade. O Orçamento Participativo Jovem é um projecto que pretende reunir opiniões e contributos junto da população jovem de Lousada, de forma a inscrever as suas ideias e projectos no Orçamento Municipal.

O que é o bem-estar animal?

O bem-estar animal muitas vezes é baseado no conceito criado pela Farm Animal Welfare Council do Reino Unido, as Cinco Liberdades: liberdade de fome e sede, liberdade de desconforto, liberdade da dor lesões ou doenças, liberdade de expressão de comportamento normal e liberdade de medo e stress.

O bem-estar animal refere-se à saúde física e mental do animal, bem como a qualidade de vida que lhe é proporcionada. Ou seja, para contribuir para o bem-estar animal temos de ter em consideração como o animal é criado e educado, como é feito o acompanhamento médico veterinário, se as profilaxias estão em dia, se é acompanhado por um treinador, se for caso disso, oferecer momentos de brincadeiras, assegurar uma alimentação adequada ao seu organismo e de qualidade.

Agendar Consulta