Homem e Cão

Criado a por em: Curiosidades.

Um estudo realizado no Japão comprovou mais uma vez que o cão é o melhor amigo do homem, ao descobrir que os cães reconhecem e ignoram as pessoas que não gostam de seus donos.

Durante a pesquisa, os cães recusaram comida daqueles que foram maldosos com os seus donos.

A pesquisa foi feita com 2 grupos de 18 cães, que assistiam a uma encenação dos seus donos a tentar abrir uma caixa, junto de 2 pessoas que os cães não conheciam.

No primeiro grupo o dono do animal pedia auxílio a uma das pessoas, que se recusava a ajudar, No segundo grupo, essa ajuda era concedida. A terceira pessoa em ambos os grupos não ajudava nem recusava.

Após assistir a esta encenação, o animal recebia comida das duas pessoas desconhecidas. No primeiro grupo, os cães preferiram aceitar comida da pessoa neutra, no segundo grupo não demonstraram qualquer preferência.

Para Kazuo Fujita, professor da Kyoto University e líder do estudo, este estudo é importante porque “Pela primeira vez descobrimos que os cães fazem análises sociais e emocionais das pessoas independentemente dos seus interesses. Esta habilidade é um dos fatores determinantes na construção de uma sociedade altamente colaborativa e os cães compartilham essa habilidade com os humanos”