O meu cão ressona!


← Voltar

Partilhar o quarto, ou até a cama com o seu cão é extremamente agradável, mas em alguns casos pode perder o sono porque o seu cão ressona! Descubra tudo com o veterinário da DrBigodes.

Porque é que o meu cão ressona?

Ressonar é comum nos cães e, normalmente, não é motivo de preocupação. Muitos donos perguntam: porque é que o meu cão ressona e o que se posso fazer em relação a isso? Porém, ressonar é um fenómeno acústico que tem lugar durante o sono como consequência da vibração do trato respiratório superior. Basicamente, o cão ronca quando há algum tipo de obstrução na traqueia, nos condutos nasais ou fossas nasais, que leva à constrição das vias respiratórias. Quando o ar é forçado a passar através da zona obstruída, gera o ruído que reconhecemos como ressonar.

Cães que ressonam a dormir

Uma causa genética, as raças braquicéfalas, aquelas de crânio redondo e focinho achatado, como o Boxer, o Bulldog Francês, o Bulldog inglês e o Pug, têm um palato mole muito longo e uma traqueia muito estreita. A consequência é que ressonam a dormir, mas até o podem fazer acordados. À medida que estes cães respiram a sua traqueia fica mais plana respirando ruidosamente.

Cães com excesso de peso são mais propensos a ressonar

Um cão gordinho não é um cão feliz. Tal como os humanos, os cães com excesso de peso são mais propensos a ressonar. O excesso de peso pode inclusive dar lugar a breves interrupções na respiração durante o sono, conhecido como apneia do sono nos seres humanos.

Obstrução e congestão nasal provocam o ressonar

Pode ser a origem do ressonar. Ao explorar o ambiente que o rodeia um cão está sempre a cheirar e ao inspirar pode alojar algum corpo estranho. A congestão nasal pode ser resultado de infecções ou até de tumores nasais. Todas estas causas irritam o trato respiratório e provocam o ressonar.

Alergias

Os cães podem ter alergia ao pólen, ao fumo do tabaco, à erva e a outros alérgenos que se encontram no ar, tal como acontece com as pessoas. Os sinais mais comuns são espirros, pieira, comichão, olhos chorosos e nariz com mucosidades.

Medicamentos

Alguns medicamentos, como os relaxantes musculares, podem diminuir a frequência respiratória ou até apertar os condutos do sistema respiratório, fazendo o cão ressonar.

O clima

O ar seco faz com que os tecidos se colem, fazendo com que os cães que habitualmente dormem em silêncio, ressonem.

Postura a dormir

Alguns cães tendem a ressonar mais quando dormem sobre as costas e menos quando dormem de lado. Vigie e tente que se acostume a dormir numa postura em que o ressonar seja menos intenso.

Formas para evitar que ressone

  • Se o cão ressona por causa de alérgenos limpe o seu ambiente todos os dias. Faça passeios quotidianos quando o nível de pólen seja mais baixo e quando não há muito trânsito. Mantenha a casa sem pó (almofadas, mantas, cortinas..).
  • Faça exercício para que perca peso.
  • Mude a postura de dormir do animal.
  • Evite fumar junto do seu cão e mantenha-o num ambiente livre de fumos.
  • Nos cães com o focinho chato, nos casos extremos, pode ser necessária uma cirurgia para melhorar a ventilação nasal.

Em caso de dúvida marque consulta com o médico veterinário do seu cão. Com a DR. Bigodes pode contratar o serviço de veterinário ao domicílio!

Agendar Consulta