dr

Criado a por em: Curiosidades.

Com a chegada das altas temperaturas, as pessoas sentem-se mais tentadas a passear ao ar livre, ir à praia ou dar um passeio no campo com os seus animais. Muitos donos aproveitam também para exercitar os seus amigos enquanto passam um bom tempo juntos.

Contudo, devido a certas condições climatéricas em determinadas épocas do ano, é frequente acontecer o chamado Golpe de Calor, ou também conhecido como Insolação. No Golpe de Calor, a temperatura corporal do cão aumenta acima do normal e, ao contrário dos humanos que conseguimos transpirar pela pele, os cães e os gatos transpiram apenas pelas almofadas plantares e por um mecanismo de eliminação de calor através da respiração em que existe maior frequência respiratória, o que nós conhecemos como “arfar”.

Entre os animais mais predispostos destacam-se os mais obesos, os mais idosos e os mais jovens. As raças braquicefálicas ( focinho achatado ), também estão entre os predispostos.

Principais sinais de alerta:

> Respiração ofegante

> Salivação excessiva

> Pele seca e quente

> Batimento cardíaco acelarado

> Temperatura rectal elevada

A prevenção é a melhor forma de evitar este quadro clínico, que em situações graves, poderá haver episódios de vómito, diarreia, tremores, descoordenação e até mesmo de convulsões e colapso.

Nos dias mais quentes aqui ficam algumas dicas do Dr. Bigodes:

> Ter sempre disponível água limpa e fresca;

> Manter a circulação de ar ou ventilação nos locais onde deixa o seu animal de estimação, certifique-se que não deixa o animal no interior do carro com janelas fechadas uma vez que facilmente o automóvel poderá atingir temperaturas de 50ºC  principalmente na altura do verão. Durante a viagem poderá optar por ligar o ar condicionado ou deverá levar algumas das janelas entre-abertas para permitir a livre circulação de ar. Deverá ainda permitir uma paragem de 2 – 2 horas para que o seu animal possa tomar água fresca;

> Proporcione-lhe uma sombra se este estiver no jardim;

> Evite as horas de maior calor ( 11H – 17H ), poderá optar pelo entardecer ou pela manhã para exercitar o seu cão;

Não esqueça que o Golpe de Calor é uma urgência médica, deverá refrescar o animal em toalhas molhadas e pedir ajuda técnica o mais rápido possível.