img_6439_ins_32755_600

Criado a por em: Curiosidades.

Diferentes tamanhos e modelos 

Embora a transportadora esteja mais indicada para animais de pequeno porte, existem modelos para todos os tamanhos.

A transportadora deve ser suficientemente ampla para que o cão possa permanecer levantado, dar a volta e sentar-se; mas quando é utilizada em viagens ou deslocações – embora a sua largura deva facilitar a sua comodidade durante as horas que dura a viagem – não deve permitir que este se mova bruscamente.

Algumas das vantagens

A transportadora é, sobretudo, um elemento de controlo. Tem muitos benefícios, já que podemos convertê-la num local privado onde o nosso cão pode relaxar e se sinta seguro. Entre algumas das vantagens que nos pode proporcionar o seu uso está a educação do cachorro, o tratamento de alguns problemas de conduta, como a ansiedade por separação ou a destruição de objectos e, claro, a sua segurança nas viagens.

Educar o cachorro

A rotina de educar o cachorro a fazer as suas necessidades no local escolhido ou na rua é uma tarefa que, em muitas ocasiões, não conseguimos fazer por falta de tempo. Além de uma boa dose de paciência, geralmente, devemos vigiá-lo continuamente para que não faça as suas necessidades por toda a casa.

Tendo em conta que o cachorro nunca urina, nem defeca, no seu local de descanso, podemos confiná-lo na transportadora durante um breve espaço de tempo, enquanto estamos ocupados com outras coisas. Mas é importante não deixar o cachorro fechado mais de uma ou duas horas, já que poderíamos stressá-lo ou pode fazer as “suas coisas” no interior.

Um cão destruidor

A transportadora também é de grande utilidade para tratar problemas de destruição no lar. Muitos cães, por stress, por aborrecimento ou, no caso dos cachorros, pela mudança de dentição e vontade de explorar, dedicam-se a morder tudo o que encontram quando não os podemos vigiar. Quando temos um cachorro que apresenta esta conduta devemos tentar perceber a causa deste comportamento e pedir aconselhamento a um profissional.

Tratamento da ansiedade

Este acessório também nos pode ajudar a solucionar o problema de ansiedade por separação. Podemos utilizá-la para que o animal se vá acostumando a, quando estamos em casa, estar algum tempo a descansar no seu habitáculo, para que não esteja sempre dependente dos nossos movimentos. Nestes casos, é muito importante que o cão veja a transportadora como um lugar onde se sente seguro e protegido. Por vezes, para aumentar a tranquilidade é conveniente tapá-la com uma manta, mas evitando que fique sem ventilação. A escuridão e a ausência de estímulos provocará uma maior tranquilidade no cão e evitará que se sinta seguro na nossa ausência.

Viajar seguro

A transportadora também é um acessório indispensável para acostumar o cão a permanecer tranquilo nas deslocações que fazemos. No caso do cão, evita que salte de um assento para outro, que nos incomode enquanto conduzimos ou que ladre quando vê algo pela janela. O ideal é que esteja acostumado à sua própria transportadora.

A transportadora deve ser algo positivo!

O importante é que associe sempre a transportadora a algo positivo. Por exemplo, as primeiras deslocações de carro na transportadora devem ser em passeio, até ao campo ou à praia, e não para ir ao veterinário.

Nunca devemos forçar o cão a entrar na transportadora pois é fundamental que não a relacione com uma experiência desagradável. O nosso cão nunca deve ver a transportadora como uma jaula, nem como um lugar onde é fechado quando se porta mal.