Sarna: conheça os vários tipos

Tipos de Sarna

A sarna é uma doença de pele contagiosa, produzida por ácaros que se desenvolvem na pele do seu cão ou gato. Mas existem vários tipos de sarna. Saiba tudo com o veterinário da Dr.Bigodes.

O que é a sarna?

A sarna é uma doença de pele contagiosa provocada por diferentes tipos ácaros. São estes parasitas externos que penetram a camada superior da pele, depositam os seus ovos, provocando uma reação alérgica que leva a sintomas característicos como: comichão, enrugamento da pele, perda de pêlo, formação de crostas, descamação, entre outros.

Que tipos de Sarna existem?

Existem vários tipos de sarna nos animais, e cada um é causada por um tipo específico de ácaro.

Sarna sarcóptica

A sarna sarcóptica, mais conhecida vulgarmente como escabiose, é uma doença zoonose, ou seja, pode transmitir-se a outras espécies, incluindo os humanos, e é muito contagiosa. Este tipo de sarna é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, provoca comichão intensa, perda de pêlo, vermelhidão e feridas na pele.

Sarna demodécica

A sarna demodécica, conhecida como demodecose, ao contrário da sarna sarcóptica, afecta maioritariamente cães, não é contagiosa e não está demonstrado que se possa transmitir de um animal para o outro, com excepção das cadelas grávidas que podem contagiar as suas crias à nascença. Este tipo de Sarna é causada pelo ácaro Demodex canis, que está presente na pele de muitos cães, pode causar a perda de pêlo localizada, vermelhidão e inflamação, sendo que, geralmente não é contagiosa para outros animais ou humanos.

Sarna de ouvido

A sarna de ouvido, é outro tipo de sarna, também conhecida como otodectose, é causada por ácaros do ouvido que afetam principalmente os ouvidos dos animais de estimação. Consequentemente, pode causar comichão intensa e secreção nos ouvidos. Embora seja mais comum em cães e gatos, a sarna de ouvido também pode afetar outros animais de estimação, como os coelhos.

Sarna notoédrica

A sarna notoédrica é uma doença que afecta principalmente os gatos, é causada pelo ácaro Notoedres cati e causa comichão, feridas, perda de pêlo e caspa na cabeça, pescoço, orelhas. Este tipo de sarna é altamente contagiosa entre felinos.

Qual o tratamento indicado para os vários tipos de sarna?

Um dos tratamentos indicados, e muito cómodo, é o tratamento com um medicamento de aplicação tópica ( pipeta ), à base de amitraz e fipronil. É necessário aplicar num intervalo de 2 a 4 semanas, dependendo da prescrição do médico veterinário. Informe-se já com o Dr. Bigodes ou marque já consulta!

O que mais pode fazer para combater a Sarna:

• Proporcionar alimento de alta qualidade ao seu animal;
  • Evitar situações de stress para ele;
  • Tratar as infecções secundárias com ajuda do médico veterinário;
  • Certificar o estado imunológico do animal, como vacinas e desparasitações;
  • Evitar que o seu animal entre em contacto com outros animais, para assim evitar o contágio.