Cães de assistência lançam campanha solidária


← Voltar

Cães de assistência

Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA) lançou desde 25 de Agosto de 2016 uma campanha solidária de Crowdfunding.

Qual é o objectivo da Associação Portuguesa de Cães de Assitência?

 O objectivo da APCA é angariar fundos para responder aos mais de 350 pedidos recebidos por parte de pessoas autistas, diabéticas, epilépticas ou deficientes motoras e mentais que pedem ajuda a associações de cães de assistência.

Como se processou a campanha solidária de Crowdfunding da APCA?

A campanha de Crowdfunding é uma forma de financiamento colaborativo, que neste caso foi feita na plataforma PPL. Pretendia angariar 2500€ para dar respostas aos pedidos e fazer a aquisição de cães de assistência, para iniciar o processo de treino, que decorreu até 21 de Outubro de 2016. Se o objectivo fosse atingido dentro do prazo, a APCA recebia os fundos e a plataforma cobrava comissão de sucesso. Se o montante mínimo não fosse angariado, os fundos seriam devolvidos aos apoiantes.

Para quem foi dirigida a campanha?

Esta campanha foi dirigida a pessoas com deficiências motoras e mentais. Mais de 70% dos pedidos recebidos pela APCA são de pessoas com poucas posses ou nenhumas. “Infelizmente temos mais pedidos do que aqueles que conseguimos suportar e não temos nenhum tipo de ajuda estatal”, garante o presidente da associação, Rui Elvas.

Como é que a APCA suporta as suas despesas?

A APCA está a suportar as suas despesas com fundos próprios, donativos da comunidade e conta com a boa fé dos colaboradores, mas existem certas barreiras porque as receitas são residuais para as necessidades que enfrenta. “Acreditamos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas ao permitir reescrever histórias, felizes e de esperança, com a ajuda dos cães de assistência” diz Rui Elvas.

Quanto custa ter um cão de assistência?

Na página da campanha, a APCA dá a conhecer histórias com desfecho feliz. Os valores de aquisição, treino e certificação de um cão pode variar entre os 7 e os 14 mil euros, de acordo com o tipo de doença do utente.

Os cães de assistência são fundamentais na vida de pessoas portadoras de deficiência

Os cães de assistência são fundamentais na vida de pessoas portadoras de deficiência, desempenhando um papel importante de apoio físico e emocional, dando possibilidade para uma maior independência e qualidade de vida. Estes cães são especialmente treinados para responder às necessidade individuais dos seus tutores.