Cão de Crista Chinês: O que distingue esta raça


← Voltar

Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chinês, é uma raça de porte pequeno, o seu traço mais notável e distintivo é a crista de pêlos na cabeça, que pode variar em tamanho e forma, não é por acaso que se chama Cão de Crista Chinês. Venha descubrir com o veterinário da DrBigodes.

Quais são as caraterísticas do Cão de Crista Chinês?

Alguns Cães de Crista Chinês têm cristas completas, ao contrário de outros, que têm apenas tufos de pêlos. Deste modo, existem duas variantes desta raça: “Powderpuff”, que apresentam pêlo no corpo; e “Nu”, apresentam-se sem pêlo, à excepção da crista e algumas zonas do corpo, como mãos, pés e cauda.

Características físicas desta raça

Os cães de Crista Chinês pesam entre os 2 – 5 kg, podem atingir entre os 23 – 33 cm de altura e a sua esperança média de vide é até entre os 13 – 15 anos.

Personalidade

São cães animados, afetuosos, leais e sociáveis. Não gostam de estar sozinhos, são dedicados e gostam de estar perto de seus tutores. Além disso, são geralmente amigáveis com estranhos e outros animais de estimação. Podem ter traços de teimosia, mas bem treinados e com reforço positivo são uma óptima companhia para os seus donos.

Origem da raça

É difícil de se precisar a sua origem, aparentemente estes cães foram cruzados com cães de origem africana, sem pêlo e de maior porte, com cães de porte pequeno/miniatura, na China, que deram origem a esta raça.

 E das raças mais antigas e está associada a navios chineses, onde estes cães eram usados como animais de companhia e para caçarem os ratos que se encontravam nos navios. Eram também usados e valorizados também como animais de estimação em palácios imperiais na China, bem como eram destinados a guardar casas de tesouros.

Doenças mais comuns nos Cães de Crista Chinês

Esta raça é mais propensa a alguns problemas de saúde devido à sua dimensão e pelagem

Problemas de pele

Os cães de Crista Chinês têm alguns problemas de pele, nomeadamente dermatites ou sensibilidade ao sol, devido à ausência de pêlo.

Saúde oral

Devido ao formato da boca e dos dentes, esta raça pode ter problemas dentários, gengivite, tártaro e doença periodontal.

Luxação Paletar

A luxação paletar ou da rótula é um problema comum nas raças de porte pequeno. Causa dor e dificuldade de locomoção.

Cherry eye

Certamente já ouviu falar sobre este termo, cherry eye (olho de cereja), é um prolapso da glândula da terceira pálpebra e os cães de Crista Chinês podem sofrer com esta situação com maior frequência.

Problemas cardíacos

Alguns cães desta ração são mais predispostos a desenvolver problemas cardíacos, como insuficiência da válvula mitral.

Cuidados Especiais a ter em consideração com os Cães de Crista Chinês

Existem alguns cuidados especiais a ter em consideração com os Cães de Crista Chinês, para os manter saudáveis e contribuir para o seu bem-estar.

Tratamento da pele

A pele dos cães desta raça, principalmente a variante sem pêlo, é muito sensível, necessita de proteção solar, hidratação apropriada e a sua higienização deverá ser feita de forma regular. Nos tempos mais frios, disponha de roupas e agasalhos para os manter quentes nos seus passeios ao ar livre.

Recomendação de exercício moderado

Os Cães de Crista Chinês, como são cães de porte pequeno e mais propensos a luxação paletar, recomenda-se fazer exercício mas moderado para não sobrecarregar as articulações.

Para manter o seu Cão de Crista Chinês saudável, faça check ups regulares. Marque já consulta com a Dr. Bigodes. Oferecemos o serviço de veterinário ao domicílio. Não espere mais! Faça o correto acompanhamento do seu patutdo com a nossa Equipa de Médicos Veterinários.

Agendar Consulta