Cão do Barrocal Algarvio, nova raça Portuguesa!


← Voltar

Cão do Barrocal Algarvio nova raça Portuguesa

Foi aprovado na Assembleia Geral do Clube Português de Canicultura a 8 de Dezembro de 2015, o estalão provisório do Cão do Barrocal Algarvio e que é desta forma, em 2016, é declarada a nossa 11º Raça Portuguesa. Fique a conhecer com o veterinário da DrBigodes

Conheca melhor esta nova raça portuguesa Cão do Barrocal Algarvio, com a Dr. Bigodes

O Cão do Barrocal Alagarvio esteve em vias de extinção nos anos 70, em Portugal, com o surgimento de outras raças vindas do estrangeiro. Contudo, alguns caçadores pretendiam um cão com as características do Cão do Barrocal Algarvio, um cão com rapidez e eficácia, de fácil adaptação a diferentes ambientes, com capacidade de se ajustar a diferentes terrenos, tanto pedregosos, como de mato denso.

O Cão do Barrocal Algarvio, para além de ser utilizado para a caça do coelho, faz parte de algumas matilhas que se dedicam à caça grossa.

Características do Cão do Barrocal Algarvio, a 11ª nova raça portuguesa

Apelidado por caçadores, e não só, como Cão “abandeirado”, “fraldado”, “felpudo” ou “gadelhudo” devido ao formato da sua cauda e ao pêlo meio comprido e macio. O Cão do Barrocal Algarvio tem pêlo liso, denso e de comprimento médio, sem sub-pêlo. A cor mais comum é o ruivo, porém a pelagem pode apresentar outras cores como: amarelo, castanho, preto e cinzento, em todas as tonalidades,. Esta raça pode ser unicolor, malhada, ou branca malhada com variantes das cores já mencionadas, ou seja, tanto pode ser tricolor, raiada ou interpolada.

Porte do Cão do Barrocal Algarvio

O cão Barrocal Algarvio é de constituição de porte médio, rústico e proporcional. Os machos podem chegar aos 58 cm de altura e podem pesar até 25 kg. As fêmeas podem atingir até os 55 cm e os 20 kg.

Comportamento do Cão Barrocal Algarvio

O Cão Barrocal Algarvio é um cão de caça por primazia, é uma raça bastante resistente, veloz e ágil. São cães dóceis por natureza e de fácil maneio, com muita energia e inteligentes, são óptimos companheiros.
Esta raça pode viver em média até aos 13 anos de idade.

Se tem um cão desta ou de outra raça e pretende fazer o seu correcto acompanhamento, marque já consulta com a Dr.Bigodes. Temos uma equipa de médicos veterinários perto de si prontos a ajudar, à distância de um click ou uma chamada.

Agendar Consulta