Cuidados com as unhas do seu gato


← Voltar

Cuidados com as unhas do seu gato

Existem certos cuidados a ter com as unhas do seu gato que não pode descurar. Saiba o porquê, neste artigo!

Os gatos tratam das suas unhas

Os gatos mantem as suas unhas limpas e afiadas durante a sua actividade diária. A grande maioria dos gatos que tem acesso ao exterior e estão na idade activa não precisam que lhes cuidem das unhas, eles próprios o farão! Já os gatos indoor necessitam de alguma atenções, nomeadamente, terem à sua disposição vários arranhadores para fazerem o tratamento das suas unhas.

Que cuidados deve ter com as unhas do seu gato?

Cuidar das unhas do seu gato é importante para a sua saúde e segurança, bem como para a proteção dos móveis e das pessoas lá em casa.

Aqueles gatos que não tem acesso à rua irão precisar de uma ajuda em aparar as suas unhas, para isso verifique com regularidade se as unhas do seu gato ficam muito longas ou quebradiças. Disponha de uma variedade de arranhadores para que o seu gato possa afiar as suas unhas, pois ajuda a prevenir que as unhas fiquem muito compridas e mantém-nas saudáveis.

Caso as unhas do seu gato estejam muito longas, pode cortá-las com cuidado: use um corta unhas específico para gatos e tenha atenção para não cortar a parte vascular, pois é bastante doloroso para eles e podem sangrar. Se não tiver experiência, é aconselhável pedir ao veterinário ou a um profissional de pet shop para o fazer.

Como tratar das unhas dos gatos idosos?

Os gatos idosos por vezes perdem a capacidade de recolher as suas unhas e começam a ficar presos em tapetes, mantas, etc, pelo que também merecem especial atenção. Tente evitar o sobrecrescimento da unha e que esta se possa introduzir nas almofadinhas plantares do seu velhote.

Porquê ter estes cuidados com as unhas do seu gato?

Estes cuidados com as unhas do seu gato são necessários e muito relevantes, pois as unhas são importantes para a sua rotina diária e são parte integrante da sua anatomia. As unhas dos gatos servem para estes se defenderem das ameaças e caçarem as suas presas, auxilia-os nas suas escaladas a móveis ou sítios altos, e são também relevantes para exercitarem os músculos das suas mãos e pés.

As unhas dos gatos são também utilizadas para manipularem objetos, como brinquedos ou alimentos. Os gatos possuem glândulas nas mãos e pés que libertam feromonas e ao arranhar objetos, deixam essas feromonas para marcar seu território e comunicar com outros gatos.

Outro facto interessante dos felinos, as suas unhas podem significar uma forma de eles expressarem as suas emoções. Os gatos podem arranhar mais quando estão ansiosos, stressados ou excitados.

Para saber mais acerca dos cuidados a ter com as unhas dos gatos, não hesite em contactar o Dr. Bigodes para qualquer esclarecimento! Temos uma equipa de médicos veterinários pronta para ajudar. Marque já consulta!