Quais as diferenças entre dermatite e dermatite atópica em gatos?


← Voltar

Quais as diferenças entre dermatite e dermatite atópica em gatos?

Conhecer e saber distinguir as doenças dermatológicas em gatos, como a dermatite e a dermatite atópica, é fundamental para o bem-estar do seu gato.

O que é a dermatite em gatos?

A dermatite em gatos, também conhecida como dermatite felina, é uma das mais comuns doenças dermatológicas em gatos. Esta condição manifesta-se através de uma série de sintomas cutâneos incómodos para o seu felino.

Sintomas da dermatite em gatos

Os sinais típicos de dermatite em gato incluem: comichão intensa, pele vermelha e irritada, e perda de pêlos.

Causas da dermatite em gatos

Existem muitas causas para a dermatite gato, desde alergias a parasitas, como as pulgas, alergias ambientais ou alimentares.

Tratamento da dermatite em gatos

Quando falamos do tratamento para dermatite em gato os objetivos são: aliviar a comichão e resolver a causa subjacente. Os cuidados a ter com a pele de gatos também é um fator importante para controlar os sintomas da dermatite. Posto isto, ter o correcto diagnóstico será determinante para tratar de forma eficaz esta patologia. Marque já consulta com a Dr. Bigodes, onde poderá requisitar o serviço de veterinário ao domicílio.

Agendar Consulta

O que é a dermatite atópica em gatos?

A dermatite atópica em gatos é uma forma específica de dermatite que é causada por uma reação alérgica a substâncias ambientais, predisposição genética, mudanças sazonais, sistema imonológico ou ainda outras alergias.

Sintomas da dermatite atópica em gatos

Os gatos com dermatite atópica frequentemente apresentam comichão intensa, vermelhidão e perda de pêlos, semelhante à dermatite comum, mas também podem ter outros sintomas, tais como: feridas ou úlceras, descamação da pele ou até pápulas.

Causas da dermatite atópica em gatos

A dermatite atópica em gatos é geralmente causada por uma reação alérgica a alguma asubstância presente no ambiente do gato, como ácaros da poeira doméstica, poluentes do ar, pólen, esporos de plantas ou fungos, produtos químicos presentes nos produtos de limpeza, entre outros.

Tratamento da dermatite atópica em gatos

O tratamento para dermatite atópica em gatos é focado em controlar os sintomas e reduzir a exposição ao alérgeno causador. Para isso é necessário marcar consulta com o médico veterinário do seu gato, pois cada caso terá de ser tratado consoante a sintomatologia.

 Diferenças entre dermatite e dermatite atópica em gatos

Embora a dermatite e dermatite atópica em gatos se refiram a uma inflamação na pele do gato, a dermatite é um termo abrangente que engloba qualquer inflamação cutânea, independentemente da causa. Pode ser provocada por diversos fatores, como parasitas, alergias ou substâncias ambientais. Se o seu gato sofre de dermatite, poderá notar sintomas como comichão, vermelhidão, e pele irritada ou escamosa.

Por outro lado, a dermatite atópica em gatos é um tipo específico de dermatite, que resulta de uma reação alérgica a substâncias comuns no ambiente, como pólen, ácaros da poeira ou fungos. Esta condição é crónica, e os gatos que sofrem desta patologia requerem geralmente um plano de tratamento a longo prazo para controlar os sintomas e evitar crises.

Os cuidados com a pele de gatos que sofrem de qualquer tipo de dermatite são essenciais para minimizar o desconforto e prevenir complicações. Se suspeita que o seu gato pode estar a sofrer de dermatite, dermatite atópica ou dermatite psicogénica , o ideal é agendar uma consulta com o médico veterinário do seu gato para obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Agendar Consulta