Munchkin: o gato das pernas curtas


← Voltar

raça de gato munchkin

Conhece os gatos de perna curta? Certamente consegue visualizar que raça se trata: Munchkin. Saiba tudo sobre a raça, com o veterinário da Dr. Bigodes!

Carcaterísticas físicas dos gatos Munchkin

Os Munchkin são conhecidos por apresentarem pernas curtas, resultado de uma mutação genética que lhes concede esta característica distinta e que os torna únicos. O corpo é de tamanho médio, proporcional ao dos restantes gatos. Por norma, os machos pesam entre os 3 e os 4.5 kg e as fêmeas entre os 2 e os 3.5 kg. A sua esperança média de vida varia entre os 12 e os 15 anos de idade.

Personalidade

Esta raça, apesar de ter perna curta é muito curiosa, super ativa, inteligente e brincalhona, adora explorar o seu meio envolvente e entretém-se com os seus brinquedos ou a brincar com outros animais ou com os seus tutores. São sociáveis e gostam de ter companhia, seja de humanos ou outros animais. Por esta razão, são excelentes companheiros para a família.
Os Munchkin são gatos que se adaptam facilmente a diferentes ambientes. Por serem curiosos, extrovertidos e gostarem de mimos, vocalizam e interagem bastante com os seus tutores.

Origem da Raça Munchkin

A Raça Munchkin já teria aparecido em décadas anteriores, mas foi na década de 1980 que se deu seguimento ao desenvolvimento desta raça de gatos, por uma professora nos EUA, que encontrou duas gatas de pernas curtas grávidas. Acolheu-as e uma das gatas teve uma ninhada com pernas curtas. Foi então que começaram a cruzar estes gatos com os gatos Europeu Comum, para garantir a diversidade genética e a saúde da nova raça.

Reconhecimento da raça controverso

O reconhecimento da raça foi controverso, pois alguns críticos acreditavam que o desenvolvimento da raça Munchkin poderia agravar problemas de saúde nos gatos. Em contrapartida, os seus criadores ao fazerem cruzamentos com gatos Europeu Comum defenderam que esta raça não apresentava uma saúde mais débil que as restantes.

Quais são as doenças mais comuns do Munchkin?

Os gatos Munchckin, por norma, são saudáveis como qualquer outra raça. No entanto, existem algumas doenças mais comuns e para as quais a Dr. Bigodes alerta.

Problemas de coluna

Os gatos Munchkin podem ter condições de saúde relativas à coluna vertebral, nomeadamente:

Lordose

A Lodorse dá-se quando a coluna vertebral curva excessivamente para dentro. Isto acontece devido à estrutura corporal dos Munchkin, apesar desta raça não ser a única a padecer desta doença.

Escoliose

A Escoliose define-se pela curvatura da coluna vertebral para os lados, causa bastante desconforto e problemas na mobilidade dos gatos.

Artrite e Problemas de Articulações

Os Problemas de articulações nos gatos Munchkin são habituais, como:

Degeneração Articular

A degeneração articular causada pelas pernas curtas e incidem mais nas próprias pernas e na coluna.

Pectus Excavatum (Peito Escavado)

Pectus Excavatum, ou Peito Escavado, é uma deformidade rara no externo em pequenos animais, que resulta no estreitamento dorsoventral do tórax, que resulta em problemas respiratórios.

Quais são os cuidados especiais a ter com os Munchkin?

Para garantir os melhores cuidados ao seu gato de raça Munchkin deverá ter alguns cuidados especiais, como:

Exercício Físico, Mental e Dieta Nutritiva

Apesar das suas pernas curtas o exercício é muito importante para esta raça de gatos para se manter ativa, complementando com brinquedos interativos e desafiadores para os estimular mentalmente e evitar que se aborreçam de tédio. Será importante acompanhar estes cuidados com uma dieta nutritiva e equilibrada para contornar o excesso de peso, pois o excesso de peso agrava os problemas de articulações dos Munchkink.

Cuidados redobrados com as alturas

Sendo que os Munchkin predispõem de uma condição genética, as pernas curtas, é necessário reduzir as alturas e minimizar o tamanho dos saltos, para assim evitar que estes forcem e magoem as articulações e/ou coluna. Para isso, use rampas ou degraus para os ajudar a alcançarem alturas mais elevadas.

Tratamento do pêlo

Como qualquer outro gato, tem de se ter em atenção à sua pelagem. Escovar pelo menos uma vez por semana, caso tenha pêlo curto, duas a três vezes por semana para retirar nós e impedir o desenvolvimento das bolas de pêlo.

Higiene Oral

A higiene oral é muito importante para os nossos animais, por isso, escovar os dentes regularmente ou proporcionar brinquedos que os ajudem a mantê-los limpos são medidas de prevenção para uma boa saúde oral.

Check-ups regulares

Os check-ups regulares são recomendados, para manter as vacinações e desparasitações atualizadas, fazer análises de rotina e exames complementares, como raio-x, para monitorizar o aparecimento de doenças nas articulações e na coluna do seu Munchkin.

Para fazer o correcto acompanhamento do seu gato, marque consulta com a Dr. Bigodes. Temos uma equipa de médicos veterinário experientes e focados no bem-estar do seu animal e no seu, à distância de um clique ou de uma chamada telefónica. É só aguardar na comodidade do seu sofá!

Agendar Consulta