Queda de pêlo e o Verão: Saiba como atenuar


← Voltar

animais de estimação queda de pêlo e o verão

A queda de pêlo é um processo natural que ocorre na vida dos nossos animais de estimação, no verão os nossos sofás, cadeirões, roupa (e toda a nossa casa, no fundo!) enchem-se de pêlos…

Animais de estimação e a mudança de pêlo no Verão

A mudança de pêlo acentua-se normalmente com a mudança de estações do ano, com o intuito de proteger os nossos patudos das grandes diferenças de temperaturas. Porém, é no verão que os nossos patudos se libertam dos sub-pêlos, por envelhecimento dos mesmos que eram mais densos e grossos, e acabam por cair, para serem substituídos por outros pêlos mais leves e curtos, devido aos dias mais quentes. É um desespero, não é? Mas temos de aceitar este processo!

A mudança de pêlo acontece naturalmente durante todo o ano, intensificando-se mais em duas alturas do ano devido necessidade de adaptação dos nossos queridos animais, sem que seja considerada uma problemática para eles. Por esta razão, se a queda de pêlo exagerada não apresentar outros sintomas, podemos considerar um processo natural do ciclo de vida do pêlo e podemos descartar a hipótese de doença. Contudo, se verificar algum destes sintomas no seu animal de estimação: falhas de pêlo (alopecia), comichão e/ou feridas na pele, contacte o seu médico veterinário, um dos melhores amigos do seu animal.

Como atenuar a perda de pêlo, nesta altura do ano?

A queda de pêlo pode ser atenuada com uma alimentação equilibrada, nutritiva e rica em ácidos gordos e vitamina E, e no verão, ter água fresca sempre ao dispor.

As escovagens regulares de 5 a 10 minutos ajudam a remover o pó, a sujidade e os pêlo morto, contribuindo assim para a diminuição da sua queda.

No caso dos cães, os banhos mensais com champôs de qualidade e adequados ao tipo de pêlo são bastante importantes.

Em relação aos gatos, estes não precisam de tomar banho porque fazem a sua própria higienização, no entanto, a ingestão excessiva de pêlos poderá levar à formação de bolas de pêlo, provocando obstruções do trato gastrointestinal. Para evitar esta situação é aconselhável intensificar as escovagens e dar pasta de malte ao seu gatinho.

Em caso de dúvida, marque consulta com a Dr. Bigodes, no conforto do seu sofá cheio de pêlos, à distância de um click ou telefonema e aguarde pela nossa visita! Temos uma equipa de médicos veterinários experientes perto de si, dedicados e prontos a ajudar o seu patudo no combate à queda de pêlo no verão!