O chip nos cães serve para registar o animal e certos procedimentos clínicos: profilaxia antirrábica; esterilização; licenciamento, no caso dos animais de raça potencialmente perigosa, sendo obrigatório; se se encontra desaparecido ou se é para registar a sua morte. No caso de perda do animal e o cão for encontrado por alguém, será feita a sua leitura com um aparelho próprio, o leitor de microchip, num hospital, clínica veterinária ou centro de recolha e recuperação animal.
O Nosso Serviço de chip Cães
Evite uma ida stressante ao Veterinário e coloque o microchip do seu cão no conforto de sua casa, com a ajuda do Dr. Bigodes!
O Nosso Serviço de chip Cães
Evite uma ida stressante ao Veterinário e coloque o microchip do seu cão no conforto de sua casa, com a ajuda do Dr. Bigodes!
Para que serve o chip nos cães?
Como funciona o chip para cães?
O chip para cães funciona por forma a serem identificados e registados numa base de dados local, com o intuito de diminuir a taxa de abandono de animais de estimação e colocar toda a informação inerente ao animal e os dados do seu tutor.
Agendar Chip para o meu cão
Porquê optar por colocar o chip nos cães, em casa?
Aconselhamos a fazer este procedimento em casa, pois assim não tem de se preocupar em chegar à consulta a horas, nem tem de pensar o quão difícil será transportá-lo até lá ou ainda no transtorno de submeter o seu cão a um ambiente hostil como é uma sala de espera cheia de outros animais nervosos.
Microship Cachorro
Os microships são colocados quando os cães são ainda cachorros, por norma, entre os 3 e os 6 meses de idade, muitas vezes e colocado juntamente com a 2ª dose de reforço da vacina múltipla/polivalente obrigatória para cães.
Chip Cães Legislação
Segundo a legislação o microchip é obrigatório nos cães. Desde 2004 é obrigatório colocar o chip em cães de raça perigosa ou potencialmente perigosa, seja para criação ou para a sua comercialização, registá-los no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) e licenciá-los na Junta de Freguesia.
Agendar colocação de chip para cachorro
Existem diferentes tipos de Chip para cães?
Chip de identificação para cães
Os chips de identificação para cães servem apenas para isso mesmo, identificar o cão. Através do seu registo podem ler-se os dados do animal, as intervenções médicas que já teve e os dados dos seus tutores. É necessário que estes dados estejam sempre atualizados pois em caso de perda do animal, será através deles que os donos serão identificados e contactados.
Se encontrou um animal que se perdeu, leve-o a uma clínica, hospital veterinário ou centro de recuperação animal, para que seja feita a leitura do microchip e, aceder aos dados dos proprietários do animal para que o venham buscar, ou serem responsabilizados, em caso de abandono animal.
Existe Chip de localização para cães?
Existe um dispositivo de localização para cães, mas não se trata do microchip de identificação animal. O chip que é colocado nos cães de forma subcutânea não emite sinal de GPS, ou seja, não é possível, através do chip animal, saber da localização do cão em tempo real.
Agendar colocação de chip para cães
Perguntas frequentes sobre colocação de chip para cães
O que fazer quando morre um cão com chip?
Quando morre um cão com chip é necessário informar o médico veterinário para que este dê baixa no SIAC. Essa informação fica associada ao registo do animal.
Como encontrar um cão com chip?
Encontrou um cão e não sabe se ele tem microchip? Leve o animal a um Hospital ou Clínica Veterinária para que seja feita a leitura com um leitor de chip animal. Os microchips não têm geolocalização, ou seja, não é possível rastrear o animal. Feita a leitura do microchip, os tutores do cão serão contactados. Por esta razão aconselhamos a manter os seus dados atualizados no registo do seu animal.
Como mudar o nome do chip do cão?
Para fazer alguma atualização nos dados do cão ou do proprietário, basta contactar o médico veterinário ou a clínica e fornecer a informação atualizada. No caso de pretender transmitir a titularidade do animal para outro proprietário, terá de ser preenchido um documento e assinado pelo anterior e pelo atual tutor do animal.
Onde colocar o chip no cão?
O microchip em cães é colocado no ombro esquerdo ou entre as omoplatas.
Como colocar o chip no cão?
Para colocar o chip no seu cão basta contactar a clinica veterinária do seu cão e fazer o agendamento. Na consulta o médico veterinário utiliza um objeto com formato de seringa, com espessura e abertura suficiente para implantar o microchip. Após colocar o chip no seu cão fará o seu registo no SIAC e posteriormente ser-lhe-á enviado o DIAC – Documento de Identificação do Animal de Companhia.