cao-guia

Criado a por em: Curiosidades.

A Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA) tem activa desde 25 de Agosto uma campanha de Crowdfunding com o objectivo de angariar fundos para responder aos mais de 350 pedidos que até agora receberam, de pessoas autistas, diabéticas, epilépticas ou deficientes motoras e mentais que pedem ajuda aos cães de assistência.

A campanha de Crowdfunding é uma forma de financiamento colaborativo na plataforma PPL, e pretende angariar 2500€ para dar respostas aos pedidos e fazer a aquisição de cães para iniciar o processo de treino e decorre até 21 de Outubro. Se o objectivo for atingido dentro do prazo, a APCA recebe os fundos e a plataforma cobra comissão de sucesso. Se o montante mínimo não for angariado, os fundos serão devolvidos aos apoiantes.

Mais de 70% dos pedidos feitos à APCA são de pessoas sem recursos financeiros. “Infelizmente temos mais pedidos do que aqueles que conseguimos suportar e não temos nenhum tipo de ajuda estatal”, garante o presidente da associação, Rui Elvas.

A APCA está a suportar os encargos com fundos próprios, donativos e da boa vontade da equipa, mas “não pode fazer mais” porque os fundos e as receitas que tem “são residuais” para as suas necessidades. “Acreditamos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas ao permitir reescrever histórias, felizes e de esperança, com a ajuda dos cães de assistência” diz Rui Elvas.

Na página da campanha a APCA dá a conhecer histórias com desfecho feliz. Os valores de aquisição, treino e certificação de um cão pode variar entre os 7 e os 14 mil euros, de acordo com o tipo de doença do utente.