Alergénos Ambientais em Cães: Como identificar e evitar


← Voltar

Os Alérgenos Ambientais são substâncias que, mesmo em pequenas quantidades, podem causar reações alérgicas (leves ou graves) em alguns cães.

Principais Alergénos Ambientais em Cães

Existem vários alergénos ambientais que podem afetar o seu cão. É importante conhecer estes alergénos para poder prevenir possíveis reações alérgicas. De entre os vários alergénos, podemos destacar os seguintes como mais frequentes:

Pólen de plantas

Ácaros da poeira

Fungos e mofo

Epitélios de animais

Epitélios de animais são: as proteínas da saliva, pele, urina ou excrementos

Fezes de insectos

Como os Alergénos Ambientais Afetam o seu Cão

Os alergénos ambientais podem causar uma variedade de sintomas no seu cão, incluindo problemas de pele como a dermatite atópica. Os sintomas podem variar dependendo do tipo de alergéno e da gravidade da reação alérgica.

Como Evitar Alergénos Ambientais

Evitar alergénos conhecidos é uma das melhores formas de prevenir reações alérgicas no seu cão. Pode incluir medidas como limitar a exposição do seu cão a determinados alergénos, manter uma rotina de limpeza adequada para reduzir a presença de ácaros da poeira, e usar produtos específicos para controlar pulgas e outros parasitas. Confira abaixo alguns cuidados que pode ter com o seu patudo:

Evitar Pólen de Plantas

Controlar Ácaros da Poeira

Prevenir Problemas com Fungos e Mofo

Minimizar a Exposição a Epitélios de Animais

Lidar com Fezes de Insetos

Se suspeita que o seu cão está sofrendo de uma reação alérgica a algum alergéno ambiental, não hesite em agendar uma consulta com a DrBigodes. Temos uma equipa de veterinários ao domicílio. Estamos aqui para ajudar o seu pet a ter uma vida mais saudável e confortável!