Cães no trabalho aumentam a produtividade alemã


← Voltar ao blog

Há cada vez mais profissionais alemães que se mostram favoráveis à presença de cães nos locais de trabalho pelos benefícios que apresentam.

Segundo um estudo, 53% dos empregadores não rejeitam explicitamente a presença de um animal doméstico no escritório, enquanto 28% deles consideram que os animais deveriam ser permitidos no local de trabalho.

Mais de um terço dos 1.004 entrevistados consideram que os chefes ganham pontos ao permitir a presença de cães no escritório. Já 40% dos profissionais estão convencidos de que ter o animal no local de trabalho reduz o stress e tem efeitos relaxantes.

As pessoas libertam oxitocinas – substâncias também conhecidas como hormonas do amor – quando estão em contacto com um cão, e vice-versa. Estudos científicos internacionais mostraram que um cão no trabalho contribui significativamente na redução dos níveis de stress entre os empregados ao favorecer a libertação de oxitocina, que reduz a excessiva produção de hormonas do stress, cortisol e insulina.

Federação Protectora dos Animais Alemã também está convencida de que, em certas circunstâncias, um animal pode ser benéfico para um escritório. Para demonstrar os benefícios, a organização criou o “Dia do Colega Cão”, no qual as empresas participantes permitem que os seus funcionários levem os seus animais para o trabalho. Esta iniciativa é realizada anualmente.