Animais contribuem para aliviar stress e depressão


← Voltar

Animais contribuem para aliviar stress e depressão

A presença de um animal de estimação em casa contribui para aliviar o stress e a depressão. O apoio nestes amigos de 4 patas pode ser especialmente importante em momentos mais difíceis.

Como a presença dos animais pode ser benéfica no nosso bem-estar

Além dos sorrisos, companheirismo e muita diversão proporcionada por um animal de estimação, existem vários estudos que comprovam que passar tempo com cães e gatos “pode ser tão bom como estar com os amigos e com um membro da família” e nos momentos mais complicados “podem apoiar-nos, reduzir o stress e fazer-nos rir mais”, quem o diz é Mia Cobb, especialista em animais e investigadora da Universidade de Monash, na Austrália.

A presença de animais de estimação além de ser benéfica para o nosso bem-estar contribui para melhorar a nossa autoestima. A razão para isto acontecer, segundo esta mesma investigadora, é a “hormona do amor”: a oxitocina, que pode ser libertada através de um gesto tão simples como fazer uma festa ao nosso animal de estimação e que diminui a ansiedade e o ritmo cardíaco.

Quais são as razões para combater o stress e a depreção com a presença de um animal de estimação em casa?

Ter um animal pode combater o stress e a depressão por várias razões que a Dr. Bigodes vai enumerar:

Companhia e apoio emocional

Os cães e os gatos são animais sociáveis e procuram o nosso carinho e companhia, o que nos leva a combater a solidão e a sentirmo-nos emocionalmente apoiados por eles e consequente mente ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão.

Redução do stress

O simples gesto de acariciar um animal pode baixar os níveis de cortisol, a hormona do stress, no nosso organismo. A dinâmica de ter um animal e de intergir com ele pode provocar um estado de relaxamento desencadeado pelo sistema nervoso, reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. E como já mencionado anteriormente, resulta também na libertação de oxitocina, que provoca melhorias no nosso bem-estar.

Socialização

Ter um animal de estimação muitas vezes leva as pessoas a interagirem com outras pessoas, como outros tutores de animais ou pessoas que partilhem de interesses similares e pode ajudar a promover a vida social, bem como reduzir o isolamento social, o que está frequentemente associado à depressão.

Foco noutra situação

Ter um animal de estimação obriga a interagir com ele e pode distanciar uma pessoa de pensamentos negativos ou preocupações, permitindo focar a atenção na interação com o animal e aliviar a ansiedade.

Atividade física

Ter um animal de estimação muitas vezes requer cuidados físicos, como passeá-lo ou brincar com ele. O exercício regular é conhecido por libertar endorfinas, que são as substâncias químicas do cérebro que melhoram o humor e reduzem o stress.

Responsabilidade e rotina

Cuidar de um animal de estimação implica ter responsabilidades e estabelecer uma rotina para a alimentação, cuidados de saúde, exercícios e brincadeiras, o que se traduz num propósito, sendo especialmente benéfico para aqueles que lutam contra a depressão.


Ter um animal de estimação combate o stress e alivia os sintomas de ansiedade e depressão. Se ainda não tem um cão ou um gato, não acha que está na altura?