Serviços das clínicas veterinárias: o que lhe falta saber


← Voltar ao blog

Veterinários Dr. Bigodes

Quando os nossos animais não estão bem, recorremos imediatamente aos médicos veterinários que em tanto confiamos. Mas, o que sabe, afinal, sobre eles e sobre os serviços que prestam? O Dr. Bigodes conta-lhe tudo.

Não é possível negar o papel crucial que os médicos veterinários desempenham todos os dias. Eles arregaçam as mangas e podem desempenhar várias funções na sua área de atividade. O contributo dos profissionais vai desde o diagnóstico e tratamento de doenças animais, investigação científica da saúde animal, à garantia da qualidade e segurança alimentar dos produtos de origem animal, produção animal e proteção ambiental.

Tal como diz o decreto lei n.º 184/2009, as áreas de atuação dos centros de atendimentos médicos veterinários podem ser classificados como consultórios médico-veterinários, clínicas ou hospitais médico-veterinários. Vamos conhecer melhor cada uma delas.

Que tipos de clínicas veterinárias existem?

Se precisar de dirigir-se com o seu animal de estimação a um consultório médico-veterinário, deverá saber que, nestes estabelecimentos, podem realizar-se as seguintes atividades:

  • Consultas externas;
  • Terapêutica clínica (apenas se o animal não precisar de ficar internado);
  • Pequenas cirurgias;
  • Profilaxia;
  • Realização de análises;
  • Exames clínicos;
  • Identificação do animal;
  • Assistência em casos urgentes.

Já nas clínicas médico-veterinárias, além das atividades anteriormente descritas, “podem ser exercidas atividades médico-veterinárias terapêuticas de grande cirurgia para as quais estejam adequadamente equipadas”, como se lê no decreto lei nº 184.

Por último, nos hospitais médico-veterinários, poderão ser realizadas intervenções e atividades, desde que os estabelecimentos estejam devidamente equipados e que garantam segurança não só para os animais, como para os humanos. Nos hospitais, todas as atividades acima mencionadas também podem ser exercidas.

Em todos eles, poderá encontrar médicos de várias especialidades, como cardiologistas, dermatologistas, endocrinologistas, endoscopistas, nutricionistas, fisioterapeutas, entre muitos outros. 

Dr. Bigodes: o melhor amigo do seu animal

E se lhe dissessem que não tem que sujeitar o seu patudo ao stress que é sair de casa para ir visitar o médico veterinário? Com a equipa do Dr. Bigodes, nunca foi tão fácil garantir o bem-estar dos seus patudos. Sem ter de sair de casa, pode ter acesso aos serviços veterinários personalizados onde o seu animal se sente melhor: no conforto do lar. Mais tempo para si, menos stress para os animais.

Ao seu dispor, os médicos veterinários prestam os seguintes serviços:

  • Consulta de rotina. Nestas consultas, poderá contar com um exame detalhado ao seu animal, assim como com a elaboração do seu historial clínico e prescrição do tratamento e medicação, quando necessário. Na primeira consulta, os veterinários vão realizar o plano de saúde personalizado para o seu animal e, através da My Bigodes, terá sempre acesso a toda a informação que precisa para que não lhe escape nada.
  • Vacinação 
  • Microchip 
  • Análises clínicas
  • Dermatologia
  • Comportamento
  • Passaporte e certificado veterinário
  • Desparasitação interna e externa 
  • Eutanásia
  • Medicina integrativa

Os atos médico-veterinários que não possam ser realizados em domicílio, serão garantidos pelos protocolos que têm com hospitais de referência. Tudo isto para garantir que os animais recebem o melhor tratamento que merecem.

O Dr. Bigodes apresenta uma equipa de médicos-veterinários com uma vasta experiência para garantir os melhores cuidados para o seu animal. As diferentes valências e especialidades são o garante que o seu animal terá sempre o melhor acompanhamento. Regularmente, todos os casos clínicos são discutidos entre todos os nossos médico-veterinários. 

No Porto e em Lisboa, terá sempre uma equipa de profissionais disponível para o ajudar. As consultas podem ser marcadas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 22h00 e sábados, das 10h00 às 19h00. A receção funciona das 09h30 às 20h00, de segunda à sexta, e aos sábados até às 18h30.

Banhos e tosquias ao domicílio

Mas temos mais para lhe contar. A hora do banho e a tosquia não tem que ser mais uma dor de cabeça para si. Chame o Dr. Bigodes até sua casa e vai ver como é simples manter os hábitos de higiene do seu fiel companheiro. Já todos sabemos que estes hábitos de limpeza são cruciais para o bem estar do animal e para prevenir problemas no futuro.

Simples, sem sujidade, sem confusão, os groomers Dr. Bigodes  tratam de tudo. Deslocam-se com todo o material necessário para a realização do serviço. Da sua parte, apenas precisarão da banheira/base de duche.

A não esquecer:

  • Os médicos veterinários garantem não só o bem-estar dos animais, como contribuem para a investigação científica da saúde animal, para a qualidade e segurança dos produtos de origem animal, produção animal, proteção ambiental e saúde pública, ao evitarem o aparecimento de novas doenças zoonoses, transmissíveis de animais para humanos.
  • As áreas de atuação são classificadas como consultórios médico-veterinários, clínicas e hospitais médico-veterinários. Cada uma delas tem diferentes tipos de serviços.
  • A equipa do Dr. Bigodes oferece um serviço ao domicílio personalizado, para que o animal receba os melhores cuidados.
  • A partir do registo no My Bigodes, poderá ter acesso a toda a informação, a qualquer momento.