A fisioterapia nos animais é usada para combater certas condições físicas. Saiba quando deve recorrer a esta terapêutica, com o veterinário da DrBigodes.
Os animais fazem fisioterapia?
Sim, os animais fazem fisioterapia. A fisioterapia é uma área da medicina veterinária cujo objetivo é ajudar os animais, por via de técnicas não invasivas, tal como acontece com os humanos, de forma a melhorar a mobilidade, aliviar dor, fortalecer músculos ou manter o bem-estar do animal.
Em que consiste a fisioterapia nos animais?
A fisioterapia nos animais consiste na aplicação de técnicas nos animais para ajudar na evolução do tratamento, após algum diagnóstico definido por uma condição crónica, alguma lesão ou após uma cirurgia.
Que tipos de técnicas são utilizadas?
As técnicas usadas na fisioterapia nos animais podem ser diferentes consoante o indicado pelo médico veterinário e o estado do animal. Tais como:
Exercícios de Fortalecimento Muscular e Propriocepção
Os exercícios de fortalecimento muscular e propriocepção são específicos para ajudar a desenvolver a musculatura, flexibilidade e proporcionar mais estabilidade de movimentos. Pode consistir em caminhadas, subir e descer escadas ou fazer exercícios de equilíbrio.
Manipulação e mobilidade articular
Na fisioterapia nos animais, esta técnica incide na manipulação dos membros do animal para reforçar a boa mobilidade das articulações e diminuir a rigidez nos movimentos.
Eletroestimulação
A eletroestimulação inclui o uso de correntes elétricas para estimular músculos e nervos, ajudando a controlar a dor e a promover a cicatrização no animal.
Terapia de Laser e Ultrasom
A Terapia de Laser e Ultrasom é uma técnica aplicada na fisioterapia nos animais, que utiliza um laser e ultrassom de baixa potência/frequência para promover cicatrizações, diminuir inflamações e aliviar dor. Dependendo do laser, este pode ter a função de antifúngica ou antibacteriana, o que é excelente para combater otites recorrentes, por exemplo.
Crioterapia
A Crioterapia consiste numa técnica que usa o frio como meio para tratar lesões e inflamações, é aplicada na área afectada, que provova um estreitamento dos vasos sanguíneos e reduz a circulação sanguínea no local, com o intuito de controlar a dor, reduzir inchaços, combater inflamações e diminuir espasmos musculares nos animais.
Quando deve considerar fazer fisioterapia no seu animal de estimação?
Deve considerar fazer fisioterapia no seu animal de estimação caso responda afirmativamente às seguintes questões:
- O seu gato já não sobe para o sofá ou para os sítios altos onde costumava saltar?
- O velhote de 4 patas lá de casa já pede colo para subir para a sua cama?
- O seu gato começou a defecar fora do sítio?
- O seu patudo tem otites recorrentes? E tem dificuldade em medicá-lo?
- O seu pestinha tem uma ferida na pele que não cicatriza?
- O seu cão tem feridas nos cotovelos?
A fisioterapia pode ser considerada para melhorar o bem-estar do seu animal de estimação, promovendo o conforto e a sua atividade física.
Dificuldade na locomoção e Atrofia Muscular
A dificuldade na locomoção nos nossos patudos pode ter diferentes origens, como: Displasia da anca, luxações, ruturas de ligamentos, artrite e artroses. Os mais idosos podem até sofrer de condições degenerativas.
Condições Neurológicas
As condições neurológicas que necessitam de fisioterapia podem ser: paralisia, mielopatia, hérnia discal, entre outras.
Pós-cirúrgico
A recuperação pós-cirúrgica ortopédica pode ser melhorada e com maior celeridade, com a fisioterapia nos animais.
Quais são os benefícios da fisioterapia nos animais?
A fisioterapia é benéfica para a prevenção de lesões musculoesqueléticas, reduzir o desconforto e a dor, acelerar processos de cicatrização e ajuda na recuperação de pós-operatórios. A fisioterapia promove também o aumento da longevidade, bem-estar e melhoria na qualidade de vida do animal.
Se o seu animal de estimação apresentar alguma dos sintomas ou alterações descritas acima, agende já consulta com o médico veterinário. A Dr. Bigodes tem uma equipa médica focada no bem-estar e na qualidade de vida dos animais, disponível através de um click ou de uma chamada.