Gato Bengal: uma das Raças de Gatos mais Exótica


← Voltar

Gato Bengal

A Raça de Gato Bengal é conhecida pela sua semelhança com um leopardo, o que lhe concebe automaticamente uma aparência exótica. Venha conhecer uma das raças de gatos mais exótica e fique a saber quais os cuidados a ter, com o veterinário da DrBigodes.

Características físicas da Raça Bengal

Fisicamente os Gatos de Raça Bengal apresentam pêlo curto e sedoso, possuem dois tipos de padrão na sua pelagem: Spotted (pintado) e Marbled (manchado) de cor castanha, cinzenta/prateada, carvão ou neve. As manchas que possuem podem assemelhar-se às que encontramos nos leopardos ou jaguares.

Personalidade dos Bengal

O Gato Bengal é muito ativo, inteligente e curioso. Adora brincar e tem uma energia quase inesgotável.
Devido à sua inteligência pode ser treinado para passeios com coleira, aprender truques e pode até ir buscar os brinquedos, como os cães. Esta raça que gosta de interação com outros animais, é afetuosa e por norma desenvolve uma forte ligação com os seus proprietários.

Origem da raça

A Raça Bengal foi desenvolvida através de cruzamentos entre vários gatos domésticos com o leopardo asiático, de nome científico Prionailurus bengalensis. O nome da raça tem origem no nome científico do leopardo-asiático, felino que se pode encontrar nalgumas zonas da Ásia, como Índia e Bangladesh.

Criadora pioneira desta raça, Jean Mill, em conjunto com o Dr. Willard Centerwall, professor pediátrico e de saúde materna da Loyala Universidade na Califórnia, sendo fã de gatos e estudava a genética felina como hobby, desenvolveram este projeto com o intuito de criar um gato com a aparência de um felino selvagem, mas com o comportamento de um felino doméstico.

Doenças mais comuns nos Gatos Bengal

Gatos Bengal, como muitas outras raças, podem ser propensos a algumas doenças. A DrBigodes enumera-as:

Dentes

Esta raça tem alguns problemas de saúde oral, nomeadamente a acumulação de tártaro e por consequência gengivites. Evite este cenário fornecendo uma boa higiene oral, como alimentos e brinquedos que a promovam.  

Cardiomiopatia Hipertrófica Felina (CHF)

A Cardiomiopatia Hipertrófica Felina é uma doença que afeta o miocárdio. Este torna-se anormalmente espesso, mais especificamente no ventrículo esquerdo do coração o que pode resultar num bombeamento pouco eficaz do sangue.

Displasia da Anca

Embora seja mais comum em cães, também pode ocorrer em gatos. A articulação não tem um correto desenvolvimento.

Anomalia Uterina Bengal (UBA)

Anomalia Uterina Bengal é uma malformação do útero que pode resultar em complicações durante a gravidez ou na altura do parto.

Doença Renal

Assim como muitos outros gatos, os Bengals podem estar suscetíveis a doenças renais, como insuficiência renal. Manter uma dieta balanceada e garantir que o gato tenha acesso constante à água pode ajudar a prevenir problemas renais.

Problemas Gastrointestinais

Alguns Gatos de Raça Bengal têm o estômago sensível à digestão de certos alimentos o que pode provocar problemas gastrointestinais.

Cuidados Especiais a ter em consideração com a Raça de Gato Bengal

Para proporcionar os melhores cuidados ao seu gato de raça Bengal tem de ter em consideração as suas caraterísticas.

Estimulação física e mental

Como são gatos extremamente ativos e sociáveis precisam de fazer exercício físico, interação com os tutores e de estímulo mental, por isso, arranje brinquedos interativos, que os desafiem e que impulsionem o seu instinto de caça. Para isso terá de adaptar um pouco a sua casa, considere colocar prateleiras e árvores para gatos, tornando-a pet friendly. E não se esqueça de interagir com eles, pois são muito sociáveis e gostam da atenção dos tutores.

Manutenção e Limpeza do Ambiente

Esta raça tem maior predisposição para problemas respiratórios, por essa razão mantenha o ambiente de casa limpo e sem pó, para evitar cenários alérgicos ou infeções respiratórias.

Check ups regulares

Ao fazer check ups regulares ao seu gato, irá prevenir, controlar e garantir o bem-estar dele, bem como fazer análises e exames de rotina, recomendados pelo médico veterinário do seu felino.
Relembramos que cada animal é único e tem as suas necessidades individuais. Marque já consulta no conforto da sua casa e sem stress para si e para o Bengal.

Agendar Consulta