Faça da sua casa um Lar Pet Friendly


← Voltar

Faça da sua casa um lar Pet Friendly

A nossa casa deverá ser o refúgio para todos os membros da família e os animais de companhia não são excepção, por isso temos de considerar tornar o nosso lar numa casa Pet Friendly.

Como tornar a sua casa Pet Friendly?

Há umas décadas atrás os cães e os gatos viviam apenas no exterior das casas, em incómodas barracas. Mas agora são bem-vindos ao interior do nosso lar, onde os convidamos a partilhar o mesmo espaço e faz todo o sentido incorporar as suas necessidades no ambiente familiar. Por isso, temos de fazer da nossa casa um lar Pet Friendly.

Veja a sua casa através dos olhos do seu animal de estimação

Tente imaginar como o seu cão ou o seu gato vê a casa. Há um lugar mais tranquilo? Há áreas de atividade? Ele derruba invariavelmente o candeeiro de pé? É melhor mudá-lo de sítio ou substituir a sua base por outra mais pesada.

Conviver satisfatoriamente com um cão ou um gato é educá-lo a respeitar certos objetos e zonas, mas também adaptar o seu lar às suas necessidades. Arranje espaços próprios para o seu animal de estimação na sua casa, com cama e muitos brinquedos. No caso dos gatos, coloque arranhadores (se possível com patamares) e prateleiras altas, pois como predadores que são, adoram ter visão de tudo em seu redor. Assim conseguirá criar um ambiente Pet Friendly no seu lar.

Cães e gatos exigem pavimento apropriado em casa

Numa casa com animais, o chão é a primeira e importante consideração a ter. Estes passam muito tempo deitados no chão, ou correm de um lado para o outro, tropeçam e escorregam. Um pavimento fácil de limpar é essencial. E tenha atenção que os cães e os gatos podem deixar marcas das unhas nas madeiras menos duras.

Tapetes em casa

Os tapetes não são recomendados, pois são muito difíceis de manter limpos. Mas se é apaixonado por tapetes opte por um de fibra de coco, algas…fibras vegetais que se destacam pela sua resistência às manchas, são mais adequadas para alérgicos, pois retêm o pó. Como proteção do animal coloque tapetes anti deslizantes nos pisos de linóleo ou laminado nas zonas como o corredor, onde é provável que o cão ou o gato corra. Uma derrapagem acidental pode provocar uma lesão grave como uma ruptura de ligamentos cruzados.

Móveis à prova de animais

É aconselhável proteger os assentos dos cadeirões e sofás com almofadas de tecido lavável. Também pode cobrir com uma manta ou coberta com um estilo informal, basta usar a imaginação! Se tiver de mudar de sofá, a pele artificial é uma boa opção, fácil de limpar e muito resistente às patas dos cães. Quanto às unhas dos gatos, recomendamos mantas, plásticos protetores e arranhadores à volta do sofá. No entanto, não garantimos a integridade do mesmo!

Cores e padrões

A cor é muito importante no que toca à decoração! Com animais de pelagem de cor escura é melhor fugir de tecidos e móveis brancos, onde o seu pêlo será visível, aqui aconselhamos os padrões nos tecidos, ajudam a esconder as manchas e disfarçam os pêlos.

Quando adoptar um animal considere os animais de pêlo curto e de pêlo comprido, pois os de pêlo curto perdem mais pêlo que os de pêlo comprido.

Onde arrumar as trelas e coleiras lá em casa

Ter um espaço onde o cão pode ser limpo e seco antes de ter acesso ao resto da casa, num dia chuvoso, ajuda a manter todo o lar limpo.

Espaço para a caixa da areia dos gatos

Consoante o número de gatos que tem em casa, arranje espaços tranquilos para colocar as caixas de areia dos seus gatos, para que se sintam seguros e não tenham necessidade de marcar território pela casa, bem como a sua higienização regular.

Uma zona de alimentação

Mantenha os alimentos e comedouros do seu animal num lugar que não seja de passagem, longe do cheiro do balde do lixo. É bom colocar os comedouros sobre uma plataforma de acordo com a altura do animal de estimação, para que este não se magoe nas vértebras cervicais. Para animais de porte médio e grande os comedouros colocados directamente no chão podem ser prejudiciais. Eleve-os!

Agora já sabe como fazer com que a sua casa torne um lar Pet Friendly! Se ainda restarem dúvidas, marque consulta com o médico veterinário do seu cão ou do seu gato. Agende visita com a Dr. Bigodes, os melhores cuidados veterinários, em sua casa.

Agendar Consulta