Gato Siberiano: o Yeti de Bigodes


← Voltar

Gato de raça siberiana

O gato Siberiano é originário da Rússia, é tão felpudo que parece um Yeti com bigodes! Saiba mais acerca desta raça, com o veterinário da Dr. Bigodes.

Quais são as características físicas dos Gatos Siberianos?

Os gatos siberianos são de porte médio/grande e apresentam uma estrutura musculosa, os machos pesam entre os 6 a 9 kg e as fêmeas pesam entre os 4,5 e os 6,5 kg. O pêlo é longo e denso, com subpêlo impermeável, sendo excelente para condições climatéricas mais frias, apresenta-se em todas as cores e padrões. Esta raça tem uma esperança média de vida entre os 12 e os 16 anos, com condições para uma maior longevidade, se estiver a receber os cuidados necessários, pois a sua base genética é bastante sólida devido à inexistência de intervenção humana direta, sendo uma raça natural.

Personalidade do gato Siberiano

O gato Siberiano tem uma personalidade muito amigável, carinhosa e interativa. É um gato que gosta muito da companhia dos seus tutores, dá-se bem com crianças e outros animais, o que o torna num excelente companheiro para as famílias. Esta raça adapta-se bem a mudanças na rotina, é muito inteligente e paciente. Para além disto tudo, aprende comandos e truques, adora brincar, explorar o seu espaço, escalar por sítios altos e caçar brinquedos, como um “verdadeiro” Yeti.

Origem da raça

O gato Siberiano é uma raça natural, ou seja, desenvolveu-se espontaneamente ao longo do tempo, por seleção natural, adaptando-se ao ambiente severo da Sibéria. Apesar de ser um gato relativamente comum nas casas russas há muito tempo, desde o século XI, só em 1980 é que começou a ser reconhecido. A TICA (The International Cat Association) distinguiu oficialmente a raça em 1992. A partir desta altura, nos anos 90, foram exportados gatos siberianos para outros países da Europa e EUA.

Quais são as doenças mais comuns nos gatos de raça siberiana?

Como todos animais de raça, existem doenças mais comuns nos gatos siberianos, tais como:

Cardiomiopatia Hipertrófica

A cardiomiopatia hipertrófica é uma doença genética que espessa as paredes do coração, o que dificulta a circulação do sangue. Será necessário fazer check-ups regulares e exames complementares, nomeadamente ecocardiograma.

Doença periodontal

A Doença periodontal é algo comum nos animais, traduz-se na inflamação das gengivas devido à acumulação de tártaro nos dentes. O mau hálito, as gengivas avermelhadas e dificuldade em comer são sintomas que deve estar atento.

Obesidade no gato siberiano

A obesidade nos gatos Siberianos poderá ser uma preocupação, devido à estrutura deles, se não forem estimulados, nem tiverem uma alimentação regrada, o músculo transforma-se em gordura e a sua inatividade provocará um aumento de peso. Isto poderá espoletar outras doenças, como: diabetes, problemas cardíacos e hepáticos, ou dores articulares.

Cuidados Especiais a ter em consideração com os gatos Siberianos

Existem certos cuidados especiais a ter em consideração com os gatos siberianos, como:

Cuidados com a pelagem dos siberianos

Como os gatos siberianos precisam de cuidados com a pelagem, apresentam uma pelagem densa e longa, será necessário escovar 2 a 3 vezes por semana e diariamente nas alturas da muda de pêlo, para evitar a criação de nós e remover os pêlos mortos. Devido à sua pelagem dos siberianos, estes podem ter uma grande tolerância para temperaturas baixas, porém sofrem com as temperaturas altas, por esta razão deverão ter acesso a zonas frescas e água fresca à disposição e em abundância.

Alimentação equilibrada e de qualidade

A alimentação do gato siberiano deverá ser equilibrada, rica em proteína animal, pois os gatos são carnívoros, de qualidade, rica em ácidos gordos como ómega-3 e ómega-6 devido ao pêlo, e tem de ser regrada, ou seja, não deixar ração à disposição e fazer 2 a 3 refeições por dia.

Exercício físico e estímulo mental do gato de raça siberiana

Gatos siberianos são muito inteligentes e ativos, tem capacidade de aprender comandos e truques, adoram subir para as árvores arranhadoras e/ou prateleiras altas, gostam de brinquedos e brincadeiras interativas. O ambiente em casa deverá estar enriquecido para que eles se possam exercitar, explorar e escalar.

Check ups Regulares

Em qualquer raça, e o gato siberiano não é excepção, é aconselhado fazer check-ups regulares, com exames complementares, mais especificamente ecogardiograma, para prevenir ou controlar a Cardiomiopatia Hipertrófica.

Se tem um gato de raça siberiana, ou se pretende adoptar um, poderá fazer o seu correto acompanhamento com a Dr. Bigodes e sem sair de casa. Marque já consulta!

Agendar Consulta