Intoxicação por plantas e vegetais nos Animais


← Voltar

Intoxicação por plantas e vegetais nos Animais

Cerca de 25% dos casos de intoxicação por plantas e vegetais nos animais são tratados em Clínicas Veterinárias. Felizmente, a maioria não resulta na morte do animal, mas é importante o veterinário da DrBigodes dá a conhecer as principais plantas e vegetais que podem induzir toxicidade no seu animal de estimação.

Intoxicação por plantas e vegetais nos Animais

A principal via de intoxicação é a via oral, isto é, por ingestão do vegetal ou planta. Também são frequentes as intoxicações por contacto ou inalação.

Alguns dos vegetais tóxicos mais frequentes fazem parte da dieta do homem, nomeadamente, as uvas, o tomate, a cebola, o alho e a maçã. Geralmente, não é o alimento como um todo que é tóxico, mas alguns dos seus componentes. A intoxicação é causada, geralmente, pela ingestão de quantidades consideradas do produto, mas não se pode esquecer que, se no humano o peso de um adulto não é muito variável, nos cães existem diferenças consideráveis entre os pesos em adulto nas diferentes raças.

Se um cão de raça Pinscher comer a mesma quantidade de uvas que um Golden Retriever adulto, o Pinscher pode desenvolver uma falha renal aguda e o Golden não apresentar nenhum sinal de doença!

Uvas

Os cães podem, infelizmente, desenvolver reacções perigosas devido à ingestão de uvas e de uvas passas. Recentemente, têm sido identificados alguns casos de falência renal aguda devido à ingestão deste fruto. Os danos renais podem ocorrer em 24 horas, causando azotemia (valores elevados de ureia e creatinina no sangue). Os primeiros sinais de intoxicação são vómitos e ocorrem nas primeiras duas horas. Diarreia e letargia são também comuns.

Cebola e alho

Os efeitos após a ingestão destes alimentos estão relacionados com a hemólise  (destruição dos glóbulos vermelhos) causando anemia. Os sinais clínicos podem ocorrer passado uns dias após a ingestão do tóxico, normalmente não aparecem logo após a ingestão e incluem marcada anemia e hipóxia (falta de oxigenação do sangue).

Maçã

A maçã não é em si tóxica, mas sim as suas sementes e, possivelmente, folhas. Os sinais clínicos incluem palidez das mucosas, taquipneia (aumento da frequência respiratória), taquicardia (aumento da frequência cardíaca), náuseas, vómitos, choque, convulsões e morte. É característico um odor a amêndoas na respiração ou no conteúdo gástrico do animal.

Tomate

Os tomates verdes são mais perigosos que os tomates maduros, precaução! Os sinais tóxicos são gastrointestinais principalmente.

Plantas tóxicas

Lírios, Tulipas, Aloé Vera Palmeira cica, Oleandro, Hera e Marijuana são tóxicas! Veja o nosso artigo sobre as 5 Plantas Tóxicas para o seu Patudo, que gostamos de ter em casa e que pode evitar comprar.

Os sinais clínicos mais comuns nos cães são os distúrbios gastrointestinais, hepáticos e neurológicos e podem durar de 1 a 9 dias. Surgem vómitos, diarreia e dor abdominal persistentes nas 12 primeiras horas após ingestão das sementes.

Não há antídotos para as toxinas libertadas das plantas e vegetais! A taxa de mortalidade relatada em cães com sinais clínicos é de 32.1%. 

Se tiver dúvidas relativamente aos alimentos que pode dar ao seu aniaml, agenda consulta e usufrua do serviço ao domicilio da DrBigodes.

Agendar Consulta