A Malassezia é uma espécie de fungo que vive na pele e, em conjunto com outros fungos e bactérias, têm como missão protegê-la. Saiba tudo sobre este fungo com o veterinário da DrBigodes.
O que é a Malassezia canina?
A Malassezia canina está associada a infeções fúngicas da pele, nos cães. Faz parte do conjunto de fungos e bactérias presentes naturalmente no microbioma cutâneo, têm como função proteger o nosso maior órgão, a pele. Mas quando ocorre infeção por malassezia, o que é que acontece?
Quais as causas da Malassezia canina?
Quando se encontram certas condições mais propícias e um desequilíbrio no sistema imunológico do animal, a malassezia em cães pode desenvolver-se e provocar infeções cutâneas. A espécie mais associada a infeções de pele nos cães é o fungo Malassezia pachydermatis.
Sintomas da Malassezia canina
O fungo Malassezia pode afetar diferentes hospedeiros, como os humanos e animais, como o cão e apresenta diversos sintomas.
O que é que a Malassezia canina provoca?
A Malassezia em cães pode provocar diferentes tipos de infeções na pele, que inclui infeção no ouvido, que é uma das causas otite canina e infeção na pele que pode desencadear dermatites. Apesar de serem causadas pelo mesmo fungo, existem sintomas diferentes.
Otite canina por Malassezia
A otite canina por Malassezia apresenta sintomas como prurido intenso, vermelhidão, abanar da cabeça/orelhas frequentemente, odor e acúmulo de cera escura. Estes sintomas podem surgir devido a: falta de limpeza, humidade, alergias e/ou outras infeções.
Dermatite por Malassezia em cães
A Dermatite por Malassezia localiza-se geralmente em algumas zonas da pele, nomeadamente: pregas, mãos e pés, região perianal e axílas, que pode apresentar um elevado prurido, vermelhidão, odor, descamação, pústulas, pápulas e/ou até perda de pêlo. A humidade em excesso, as alergias de pele e as zonas de dobras ou pregas prejudicam o equilíbrio da pele e podem resultar em infeções e por consequência dão origem a dermatites por malassezia.
Agendar Consulta
Malassezia canina tem cura?
A malassezia tem tratamento e os resultados são eficazes se o tratamento for seguido à risca, como o médico veterinário recomenda.
A cura passar por eliminar a multiplicação excessiva do fungo Malassezia pachydermatis e controlar os seus sintomas.
Geralmente é recomendado o uso de antifúngicos pelo veterinário e a sua forma de administração varia consoante a gravidade da situação e a avaliação clínica do cachorro. É importante que estas medidas ajudem também a controlar outros agentes ou doenças que possam despoletar uma infeção.
Como tratar Malassezia em Cães?
Para tratar Malessezia em cães é necessário compreender a causa. Após o diagnóstico feito pelo médico veterinário, através da observação, análises e exames clínicos se pode confirmar a presença deste fungo no cachorro e iniciar o tratamento.
Para combater a malassezia canina tratamento poderá ser feito com antifúngico tópico, como champôs, sprays ou cremes ou, por via oral.