Uma cadela de raça Galgo Irlandês deu à luz os primeiros cachorros gémeos idênticos de que há registo. A descoberta foi feita pelo veterinário Kurt de Cramer, que realizou o parto por cesariana no Rant en Dal Animal Hospital, na África do Sul. Realizando mais de 900 cesarianas por ano, para o veterinário esta era mais uma operação de rotina. No entanto, em 26 anos de prática, foi a primeira vez que Cramer assistiu ao nascimento de dois cachorros a partir de uma placenta.
” Quando percebi que os cachorros eram do mesmo sexo e tinham marcas muito semelhantes, imediatamente suspeitei que poderiam ser gémeos idênticos originados da divisão de um embrião”, descreve à BBC.
Havia um problema: Cullen e Romulus não eram totalmente idênticos, com marcas um pouco diferentes nas patas, na ponta da cauda e no peito. O veterinário precisava de mais provas.
Quando os animais tinham duas semanas de idade, Cramer colheu amostras de sangue e enviou-as para os especialistas reprodutivos Carolynne Joonè, da Universidade James Cook (Austrália), e Johan Nothling, da Universidade de Pretória (África do Sul), que confirmaram as suspeitas do veterinário: os perfis de ADN dos cães eram idênticos em todos os 40 marcadores genéticos.
Trata-se do primeiro relato de gémeos monozigóticos em cães confirmado através de perfis de ADN. O estudo que traz detalhes sobre a confirmação dos gémeos foi publicado a 22 de Agosto na Reproduction in Domestic Animals.