O Síndrome de Disfunção Cognitiva


← Voltar

O Síndrome de Disfunção Cognitiva - Alterações comportamentais em animais geriátricos

Sabia que o seu animal quando chega à 3ª idade pode desenvolver síndrome de disfunção cognitiva? Saiba o que é e quais são os sintomas, com o veterinário da DrBigodes.

O Síndrome de Disfunção Cognitiva – Alterações comportamentais em animais geriátricos

Em geral, considera-se um animal geriátrico ou sénior quando ultrapassa os oito anos de idade. No entanto, a idade não é uma doença em si mesma, mas as alterações inevitáveis dos processos biológicos provocam uma diminuição das habilidades dos animais para fazer frente aos factores stressantes internos e externos, que se poderão refletir em alterações comportamentais.

O envelhecimento pode definir-se como a deterioração progressiva dos sistemas corporais que reduz a capacidade do organismo para manter o equilíbrio, quer internamente, quer com o meio ambiente, podendo traduzir-se em alterações comportamentais em animais geriátricos, ou seja, podem desenvolver o síndrome de disfunção cognitiva.

O que é O Síndrome de Disfunção Cognitiva?

O síndrome da disfunção cognitiva consiste nas alterações de comportamento que aparecessem em alguns animais de idade avançada, como consequência da degeneração do sistema nervoso central e que não se podem atribuir por ventura a outra patologia. O SDC (Sídrome de Disfunção Cognitiva) pode ser equiparada com a doença de Alzheimer nos humanos, não só pela similitude dos seus sintomas mas porque existe um processo equivalente. Por esta razão, não se esqueça de fazer check ups regulares ao seu animal idoso.

Sabe quais são os sintomas das alterações comportamentais em animais geriátricos?

Os sintomas associados às alterações comportamentais em animais geriátricos são:

Desorientação

Défices na orientação espacial e confusão, dificuldades no reconhecimento de pessoas e lugares, deambulam pela casa sem rumo.

Alterações no ciclo de vigila-sono

Sono diurno, vigilia nocturna, sono nocturno interrompido.

Relações sociais alteradas

Irritabilidade, confrontação.

Hábitos de eliminação alterados

Micções e/ou defecações inadequadas.

Diagnóstico: Síndrome de Disfunção Cognitiva

Para diagnosticar estes casos, o veterinário terá de fazer um diagnóstico de exclusão, excluindo todas as possibilidades de afecções sistémicas que possam estar presentes.

Para actuação destes casos deverá ser modificada a conduta do animal e o seu contexto. O maneio nutricional é também muito importante através de suplementos dietéticos e alimentos específicos. Bem como a terapia farmacológica, que é também uma opção.

Esteja atento a quaisquer alterações no comportamento do seu animal e lembre-se que há sempre um Dr. Bigodes perto de si. Marque consulta, agende a visita do médico veterinário em sua casa e saiba como lidar com o Síndrome de Disfunção Cognitiva e as alterações comportamentais do seu idoso peludo.

Agendar Consulta