Persa – O auge do requinte e da sedução!


← Voltar

Persa - O auge do requinte e da sedução!

O Persa, sem dúvida a raça de gatos mais célebre do mundo, apresenta um conjunto de características físicas únicas, que combinam entre si numa harmonia que confere ao Persa um enorme requinte e sedução.

Qual é a origem dos Persas?

Na Europa, não se conhecia a existência de gatos de pelo comprido até ao século XVI. A história desta raça de gatos famosa mundialmente começou em Itália quando Pietro Della Valle regressou do Império Persa, trazendo um gato de pelagem longa magnífico. Posteriormente, o Francês Nicolas Fabri comprou um par de gatos Angorá da Turquia. Estes foram os pais da raça Persa, cuja evolução tem sido grandiosa.

Personalidade

O Persa é um gato bastante sociável, meigo e muito afectuoso. Caracteriza-se por ter um temperamento calmo, tranquilo e raramente agressivo. Apresenta uma grande dedicação ao dono e pode ser bastante reservado com estranhos. É uma raça que coabita facilmente com outros gatos, cães e crianças. Apesar da sua grande dedicação ao dono, suporta bem a solidão e adapta-se perfeitamente à vida em apartamento. Os seus miados são raros e discretos.

Principais sensibilidades

Esta raça tem algumas particularidades e sensibilidades, as quais a Dr Bigodes enumera:

Pelagem delicada

A pele pregueada do Persa, sobretudo em redor da face, retém a humidade, o que favorece o desenvolvimento de problemas de pele. Cuidados de limpeza regulares ajudam a diminuir este risco. Para ajudar a suportar a função da barreira cutânea e a manter a saúde da pele, o alimento do Persa deve conter uma combinação de vitaminas, aminoácidos e ácidos gordos Ómega 3 e 6.

Tendência para formação de bolas de pelo

O Persa despende mais de 30 horas por semana na higiene da sua pelagem, devido ao estilo de vida mais sedentário, o que predispõe à maior ingestão de pelo. O alimento do Persa deverá ser rico em fibra para promover a motilidade gástrica e reduzir a formação das bolas de pelo.

Sensibilidade digestiva

É um gato conhecido pelo seu sistema digestivo sensível. O alimento do Persa deverá conter uma incorporação de proteínas com elevada digestibilidade e de prébióticos.

Predisposição para a formação de cálculos urinários

Os mais frequentes são os de oxalato de cálcio. O alimento para o gato Persa deve ajudar a manter a saúde do sistema urinário, através de um equilíbrio mineral adequado.

Morfologia braquicefálica

O focinho plano faz com que a preensão de alimento seja realizada com a parte inferior da língua, o que resulta numa maior dificuldade na preensão de determinados formatos de croquetes. A sua alimentação deverá, portanto, ter isso em conta.

Conselhos

Os cuidados de higiene (escovar, pentear, dar banho) são imprescindíveis. O comprimento do pelo favorece a rápida formação de nós, pelo que é necessário desembaraçar a pelagem diariamente. Os olhos lacrimejam com frequência e, por isso, é necessário limpá-los diariamente.