Criado a por em: Curiosidades.

Os gatos são animais extraordinariamente asseados e como tal assumem eles mesmo a tarefa de se limparem. Contudo haverá mais trabalho a fazer se o pêlo do seu gato for comprido come é no caso dos gatos Persa ou Bosques da Noruega. A escovagem revela funções primordiais no quotidiano do seu gato, como por exemplo remover os pêlos soltos e mais fracos para que haja uma melhor respiração dos pêlos subjacentes; regulariza a temperatura em dias mais quentes; remove parasitas e é uma acção em que os gatos mantêm fortes laços sociais quando se “escovam” uns aos outros.

grooming_0

Mantenha a área debaixo da cauda totalmente limpa ( especialmente se se tratar de animais com pêlo comprido ). Poderá cortar aqueles pelos à volta do anus caso verifique a permanência de vestigios de fezes. Deverá dar especial importância na escovagem do seu gato geriátrico uma vez que ele mesmo pode já não conseguir assear-se devidamente.

As raças com pouco ou nenhum pêlo podem ser propensas a problemas de pele incluindo o desenvolvimento de infecções fúngicas. Os donos devem prestar especial atenção em manter a pele limpa e seca na sua integridade. Deverá ser banhada e esfregada uma vez por semana para remover a oleosidade natural da pele.