Infecções ósseas que podem afectar o nosso animal

Infecções ósseas que podem afectar o nosso animal

As infecções ósseas em animais, denominadas de osteomielites, podem ser encontradas em todos os ossos de um animal. Saiba mais com o veterinário da DrBigodes.

O que são infecções ósseas e porque afetam o meu animal?

Embora sejam mais comuns nos ossos longos dos membros e nas vértebras, muitas vezes as infecções ósseas têm origem numa inflamação que, posteriormente, é infetada por bactérias ou fungos. Os ossos estão cobertos por músculo e pele, ou seja, só existem 3 vias de infecção: através do sangue, por trauma directo ou por continuidade de uma infecção dos tecidos à sua volta.

Presença de infecções ósseas em animais

Existindo uma infecção óssea nos animais, as alterações podem ser num único osso ou disseminarem-se por todos os ossos, as chamadas infecções localizadas ou generalizadas, respectivamente.

Trauma ósseo

A osteomielite de ossos longos, geralmente, é causada por trauma, sendo que para além do trauma ósseo, também há quebra do sistema imunitário do paciente. A diminuição das defesas intrínsecas do animal permite a disseminação bacteriana e posterior infecção de vários tecidos do organismo. Nestes casos, as zonas mais vascularizadas dos ossos são as mais afectadas.

Discoespondilite

Outra infecção óssea muito comum é a discoespondilite, esta acontece quando há infecção das vértebras, causada pela migração bacteriana ou fúngica por via sanguínea. Os primeiros sinais clínicos voltam a ser dor, letargia e febre, avançando mais tarde para perda de peso, alterações de locomoção até paralisias. O mais importante para o tratamento é encontrar a causa inicial, que pode ser do trato urinário, pulmonar ou cardíaco, por exemplo.

Artrites infecciosas

As artrites infecciosas, normalmente com origem num corpo estranho, são infecções das articulações. Estas podem ser visualizadas através de uma tumefacção da articulação, observando-se um aumento da região articular, onde o animal pode apresentar dor. Nessa articulação vai haver uma acumulação de liquido e consequente alteração da locomoção do animal. Se o seu cão for idoso está mais propenso a desenvolver artrites infecciosas. Faça check up geriátrico com a Dr. Bigodes!

Panosteíte

A panosteíte apesar de não ser uma infecção óssea, muitas vezes é confundida como tal, ou passa despercebida. É uma inflamação óssea em cães jovens, geralmente entre os 5 e os 18 meses de idade em raças de grande porte. Pode afectar um ou mais membros, causando alterações da marcha devido à dor. Neste caso, o tratamento não passa pela antibioterapia, mas pela aplicação de anti-inflamatórios. É uma inflamação auto-limitante.

Sinais clínicos das Infecções ósseas em animais

Nas infecções ósseas em animais, um dos primeiros sinais clínicos observados pelos donos é a prostração devida ao aumento da temperatura, juntamente com a dor causada pelo trauma. O diagnóstico, muitas vezes, é simples por causa da história clínica e da imagem radiográfica.

Diagnóstico

O diagnóstico de todas estas doenças pode ser feito para além do exame físico normal, com base em análises sanguíneas para determinar o estado imunitário do animal, um exame ortopédico para determinar as regiões mais afectadas, raio X e outras técnicas mais avançadas como a TAC, poderá fazer estes exames numa clínica ou hospital veterinário.

Tratamento das infecções ósseas em animais

Para confirmação do diagnóstico das infecções ósseas em animais podem ser realizadas culturas para se identificar o agente causador e, posteriormente, se iniciar o tratamento. Tendo em conta a dificuldade em controlar estas infecções, muitas vezes, é necessário começar rapidamente a antibioterapia. O tratamento, para além de difícil, é extremamente prolongado.

Se pretende fazer análises e perceber se o seu animal tem alguma infecção, marque já consulta com a Dr. Bigodes. Fazemos a colheita de sangue no conforto da sua casa!