Asma nos gatos, também conhecida como asma felina é uma condição respiratória semelhante à asma nos humanos. Saiba tudo sobre esta doença, com o veterinário da Dr. Bigodes.
O que é a Asma Felina?
A Asma felina, ou bronquite asmática felina, é uma doença respiratória crónica que se caracteriza pela inflamação e estreitamento das vias respiratórias. Esta inflamação pode desencadear-se devido a alergias provocadas por pó, pólen, poluentes, fumo de cigarro, produtos de limpeza ou infecções respiratórias virais ou bacterianas, como é o caso da gripe felina.
Quais são os sintomas da Asma nos Gatos?
Os gatos que desenvolvem asma felina, por norma, apresentam a seguinte sintomatologia:
Tosse Seca
A tosse seca é uma consequência da inflamação da garganta, laringe e traqueia, não produz muco e não é uma patologia muito comum nos gatos. Por isso, esteja atento a este sintoma.
Dificuldade respiratória ou ruidosa
A dificuldade respiratória poderá traduzir-se numa respiração mais acelerada, ofegante ou até mesmo ruidosa.
Falta de Apetite e Prostração
Em alguns casos, um gato que tenha asma poderá perder o apetite e ficar mais prostrado devido à dificuldade respiratória.
Como é feito o Diagnóstico da Asma nos Gatos?
Para fazer o diagnóstico da Asma no seu gato é necessário fazer o exame físico, que consiste na palpação e auscultação, saber o histórico clínico, fazer exames complementares, como raio-x ao tórax e testes de função pulmonar.
A Asma Felina tem cura?
Como se trata de uma patologia crónica a Asma Felina não tem cura, mas com a medicação e tratamento adequados os gatos que sofrem desta doença podem ter uma boa qualidade de vida.
Faça o correto acompanhamento do seu gato com o serviço ao domicílio da DrBigodes.
Qual é o tratamento mais adequado para um gato com asma?
O tratamento mais adequado para um gato com asma tem por objetivo controlar a inflamação das vias respiratórias, prevenir futuras crises e aliviar os sintomas, caso estes surjam. A medicação prescrita, broncodilatores, servem numa primeira abordagem para abrir as vias respiratórias.
Para ajudar o seu gato a viver num ambiente mais adequado para ele, é aconselhado a ter mais atenção ao seu redor, proporcionar um ambiente limpo, lavar as suas mantas e camas com maior regularidade e se for caso disso, adequar a alimentação. Estas medidas ajudam a reduzir a exposição a alergénios.
Para um melhor esclarecimento e tratamento eficaz, fale com o médico veterinário do seu pestinha.