O Husky Siberiano tem uma personalidade marcante, cativante e energética, saiba tudo sobre esta raça com o veterinário Dr. Bigodes!
Características físicas da raça Husky
Os cães de raça Husky são muito característicos devido à sua pelagem densa e resistente ao frio, apresentando geralmente 2 cores, preto e branco, cinza e branco ou castanho e branco. Os olhos, por norma são azuis ou castanhos, contudo esta raça têm uma maior predisposição para a heterocromia, ou seja, têm um olho de cada cor. As orelhas são triangulares e erguidas. O peso médio desta raça é 20 a 27 kg, nos machos, e 16 a 23 kg, nas fêmeas. A sua esperança média de vida varia entre os 12 ou 14 anos.
Personalidade
Os Huskies têm uma personalidade cativante e extrovertida, gostam muito da companhia dos seus tutores e outros animais. Também são receptivos com pessoas estranhas e por essa razão não são a melhor escolha para quem procura um cão de guarda. Esta raça é muito inteligente, mas bastante teimosa, pelo que o treino baseado em reforço positivo resultará melhor e será mais eficaz. Contudo, eles serão sempre independentes, pois possuem um espírito livre, que os poderá levar a tentativas de fuga ou fazer alguma actividade mais perigosa, sem a supervisão do tutor.
Os cães desta raça são bastante comunicativos, vocalizam bastante e interagem muito com os tutores, adoram “conversar”. Embora não ladrem muito, vocalizam por outras formas, como uivos.
Origem da raça
A raça Husky tem origem na Sibéria. Estes cães serviam para percorrer grandes distâncias a temperaturas extremas, tendo como principal objectivo transportar cargas em trenós. A raça foi desenvolvida pelo povo Chukchi, uma tribo nómada que vivia nas áreas remotas e gélidas da Rússia. O facto de serem cães com capacidade de gastar energia sem consumir muitos alimentos contribuiu para que esta tribo os acolhesse e desenvolvesse. Estes cães durante a noite, serviam também para manter a família aquecida, pois dormiam ao seu lado.
Doenças mais comuns nos Huskies?
Os Huskies, como qualquer outra raça, apresentam mais propensão a desenvolver certas doenças que são mais comuns nesta raça.
Doenças Oculares
As doenças oculares são algo comum nestes cães, contudo não está relacionada com a cor dos olhos. Geralmente estas doenças são hereditárias ou relacionadas à genética da raça como um todo.
Cataratas
As cataratas provocam perda de visão progressiva, os olhos ficam baços e/ou os Huskies apresentam dificuldade em ver.
Atrofia Progressiva da Retina
A Atrofia Progressiva da Retina é uma doença hereditária que resulta na degeneração da retina, que poderá conduzir à cegueira. Os cães de raça Husky que apresentem dificuldade em ver no escuro ou alguma desorientação podem apresentar atrofia progressiva de retina.
Problemas Ortopédicos
Os Huskies como são cães de médio/grande porte são mais predispostos a problemas ortopédicos, tais como:
Displasia da Anca
A displasia da anca poderá ocorrer quando existe uma malformação da articulação coxofemoral. Ocorre quando a cabeça do fémur não se encaixa corretamente na cavidade do osso pélvico. Com o passar do tempo, pode provocar dor, claudicação, inflamação ou até artrite.
Luxação Patelar
A luxação patelar acontece quando a rótula se desloca, o que provoca bastante dor e dificuldade de locomoção.
Cuidados Especiais a ter em consideração com os Huskies
Os Huskies têm certos cuidados especiais, os quais temos de ter em atenção:
Exercício Físico
Os Huskies têm uma personalidade muito energética e precisam de fazer bastante exercício. Idealmente 1 a 2 horas de passeio será suficiente para gastarem a sua energia. Incluir caminhadas, corridas e brincadeiras, estimulando-o mentalmente também, com brinquedos interativos, jogos e ensinar comandos, sempre com reforço positivo. A falta de exercícios e estímulos pode levá-los a comportamentos destrutivos, como serem teimosos, mastigar móveis, cavar buracos ou tentar fugir.
Sociabilização e treino
A sociabilização e o treino são fundamentais para que o Husky não se torne tímido ou agressivo. O treino com reforço positivo é mais eficaz, devido à sua teimosia e independência. Portanto a paciência e consistência nos treinos são essenciais.
Segurança e Espaço
Os cães de raça Husky são um tanto ou quanto fugidios, eles conseguem saltar cercas altas ou cavar buracos para fugir. Se tiver um apartamento com varanda, proteja a varanda, no caso de viver numa moradia, proteja bem o seu quintal/jardim, tanto em altura como em profundidade para evitar fugas desnecessárias. E nos passeios, é aconselhado a andar sempre com trela.
Alimentação
Uma dieta equilibrada é muito importante para manter o peso saudável do seu Husky. Ele não precisam de muito alimento para manter a energia, deste modo, será necessário controlar as quantidades para evitar o excesso de peso.
Cuidados com a Pelagem do Husky
O Husky apresenta pelagem dupla e por isso deverá fazer escovagem regularmente, ou seja, uma a duas vezes por semana. Durante a muda de pêlo é aconselhado a escovar todos os dias. Relativamente aos banhos, faça-os a cada 2/3 meses, devido ao seu pêlo que naturalmente repele a sujidade.
Decorrente da farta pelagem, nos dias mais quentes esta raça sofre bastante com o calor. Para evitarmos o chamado Golpe de Calor é aconselhado a fazer exercício e passeios com ele nas horas de menor calor, ter sempre água fresca disponível e procurar espaços com sombras.
Para manter o seu Husky saudável, faça o correto acompanhamento com a nossa Equipa de Médicos Veterinários. Marque já consulta com a Dr. Bigodes! Oferecemos o serviço de veterinário ao domicílio. Não espere mais!