Abrigo convida crianças a ler para cães traumatizados


← Voltar

crianças a ler para cães

Abrigo convida crianças a ler para cães e gatos traumatizados para ajudá-los a confiar nos humanos. Esta iniciativa tem o nome de Shelter Buddies Reading Program. Foi criada nos EUA e tem como objectivo conciliar o companheirismo e o amor puro das crianças para ajudar cães e gatos que sofreram fortes traumas nas mãos dos humanos.

O que é o Shelter Buddies Reading Program?

O Shelter Buddies Reading Program junta crianças entre os 6 e os 15 anos, para ajudar cães e gatos com diversos traumas a interagir novamente com humanos. Prepara-os para o dia em que serão integrados numa casa e ganharão uma família e, paralelamente, ajuda as crianças a melhorarem suas capacidades de leitura, promover a empatia e o cuidado com os animais.

Como funciona esta iniciativa que junta crianças e cães traumatizados?

Para que a interação seja bem-sucedida, as crianças primeiramente participam num programa treino de 10 horas para depois conhecerem os cães e os gatos do abrigo. Depois do treino, as crianças escolhem um animal, sentam-se à da frente da sua boxe, para lerem um pequeno livro em voz alta ao cão ou gato elegido por elas.

Quais são os benefícios desta iniciativa?

As crianças têm oportunidade de ler livros para os animais, proporcionando uma experiência benéfica tanto para elas, quanto para os cães ou gatos traumatizados. Para as crianças, é uma oportunidade de praticarem e melhorarem suas habilidades de leitura, num ambiente sem julgamentos, enquanto para os animais, a interação e a presença das crianças pode ser reconfortante e ajudar a reduzir o stress associado ao abrigo ou à presença de humanos.

Se juntarmos esta iniciativa a outras já existentes, como a do hotel Aloft, localizado na Carolina do Norte (EUA), que abriga cães abandonados para serem adoptados por hóspedes, estamos a mais um passo para tornarmos este mundo um lugar um pouco melhor.

Em Portugal, existe algum programa que junte crianças e animais de abrigos?

A resposta é afirmativa! Já se começam a desenvolver iniciativas semelhantes por cá, com ações de sensibilização para crianças. Promovendo assim a preocupação e vontade de mostrar às crianças que os animais precisam de certos cuidados e atenção, sensibilizando-as para o bem-estar animal considerando os cuidados de saúde, higiene e alimentação.

Se estiver a pensar em adoptar um animal, contacte a Dr. Bigodes, temos uma equipa de veterinários ao domicilio pronta para ajudar!

Agendar Consulta