Acabaram as férias! E agora?


← Voltar

Acabaram as férias! E agora

Durante as férias os cães têm a nossa companhia durante grande parte do dia desabituando-se ao tempo que têm de ficar sozinhos quando o trabalho recomeça.

Depois das férias… Estimulo mental e exercicio

Devemos promover actividades que estimulem fisicamente os nossos cães de forma eficiente durante a semana e complementar com um estimulo mental de forma a que propicie um maior cansaço ao longo do dia evitando o aborrecimento para quando o animal está sozinho.

Brinquedos dispensadores de comida

Entre estes brinquedos podemos destacar os Kong que podem ser recheados com pastas de variadas dificuldades e as bolas dispensadoras de ração (geralmente com um labirinto no interior) onde podemos colocar a ração diária do animal. Estes brinquedos devem ser dados aos cães quando ficam sozinhos de forma a que quando fiquem sozinhos em casa evitem o aborrecimento.

Voltar a estar sozinho

Para mudarmos o stress de uma mudança brusca na rotina do animal ( quando o dono volta ao trabalho diário ), devemos voltar a ensinar o cão a ficar sozinho. Devemos criar um plano de treino gradual, minimizando a ansiedade e promovendo comportamentos adequados de calma. Não devemos nunca deixar o cão sem nada para fazer durante o tempo em que está sozinho. Deixe o cão dentro de casa no local onde se sente mais confortável e onde passa a maior parte do seu tempo, com uma cama confortável, um Kong recheado e saia. Volte um pouco antes de ele acabar o Kong, ou osso, e retire-lho, trocando por um biscoito.

Passeio a meio do dia

Pondere ter uma pessoa que passeie o cão a meio do dia, aproveitando a hora de almoço, pedindo a familiares/amigos ou contratando um serviço petsitting.

Reforçar os comportamentos de calma

Coloque em todas as divisões da casa, num sitio alto em que o cão não tenha acesso, caixas ou copos com grãos da ração do cão. Sempre que vir o cão relaxado – pode estar deitado, sentado, quieto num contexto em que não costuma estar – dê-lhe um grão da ração. Ignore o cão se se levantar e o seguir, lembre-se que está a reforçar apenas quando o cão se encontra sossegado.

Descansar na sua cama

Recompense, além do referido acima, sempre que o cão está na cama. Isto é, começa a recompensar assim que o cão se deita e vai recompensando constantemente enquanto o cão está na cama dele. Pode ainda ensiná-lo a ir para a cama sob sinal – pegue num pedacinho de comida, faça com que a siga até à cama e recompense quando ali estiver. Faça isto 3 vezes com a comida na mão e em seguida retire a comida da mão que está a atrair o cão (fazendo o mesmo gesto que estava a fazer) e recompense assim que este colocar as patas na cama.