Durante as férias os cães têm a nossa companhia durante grande parte do dia, desabituando-se ao tempo que têm de ficar sozinhos quando o trabalho recomeça. E a pergunta que fica é: acabaram as férias e agora?
Depois das férias como voltar à rotina com o meu cão?
Depois das férias, para voltar à rotina com o seu animal, deve promover actividades que o estimulem. Se tiver um cão, deverá estimulá-lo fisicamente de forma eficiente, durante a semana e complementar com um estímulo mental de forma a que propicie um maior cansaço ao longo do dia, evitando o aborrecimento para quando o animal está sozinho.
Brinquedos dispensadores de comida
De entre os brinquedos destinados para os cães, destacam-se os Kong, que podem ser recheados com pastas de variadas dificuldades, e as bolas dispensadoras de ração (geralmente com um labirinto no interior) onde pode colocar a ração diária do animal. Estes brinquedos devem ser dados aos cães quando ficam sozinhos de forma a que quando fiquem sozinhos em casa evitem o aborrecimento e assim evita dizer muitas vezes “Não comas isso!“
Acabaram as férias e agora? Voltar à rotina com um plano
Para mudarmos o stress de uma mudança brusca na rotina do animal, quando o dono regressa ao trabalho diário, deve voltar a ensinar o cão a ficar sozinho. Deve criar um plano de treino gradual, minimizando a ansiedade e promovendo comportamentos adequados de calma. Não deve nunca deixar o seu cão sem nada para fazer durante o tempo em que está sozinho. Deixe o cão dentro de casa no local onde se sente mais confortável e onde passa a maior parte do seu tempo, com uma cama confortável, um Kong recheado e saia. Volte um pouco antes de ele acabar o Kong, ou osso, e retire-lho, trocando por um biscoito.
Passeio a meio do dia
Pondere ter uma pessoa que passeie o cão a meio do dia, aproveitando a hora de almoço, pedindo a familiares/amigos ou contratando um serviço petsitting ou dog walking.
Reforçar os comportamentos de calma
Coloque em todas as divisões da casa, num sitio alto em que o cão não tenha acesso, caixas ou copos com grãos da ração do cão. Sempre que vir o cão relaxado – pode estar deitado, sentado, quieto num contexto em que não costuma estar – dê-lhe um grão da ração. Ignore o cão se se levantar e o seguir, lembre-se que está a reforçar apenas quando o cão se encontra sossegado.
Descansar na sua cama
Recompense, além do referido acima, sempre que o cão está na cama. Isto é, começa a recompensar assim que o cão se deita e vai recompensando constantemente enquanto o cão está na cama dele. Pode ainda ensiná-lo a ir para a cama sob sinal – pegue num pedacinho de comida, faça com que a siga até à cama e recompense quando ali estiver. Faça isto 3 vezes com a comida na mão e em seguida retire a comida da mão que está a atrair o cão (fazendo o mesmo gesto que estava a fazer) e recompense assim que este colocar as patas na cama.
Se verificar que o comportamento do seu animal não voltou ao normal, marque consulta com a Dr. Bigodes. Conheça a nossa equipa e agende já visita a sua casa!