O sistema digestivo dos cães é tão robusto e versátil que estes são capazes de digerir vários tipos de alimentos podendo seguir dietas com 100% de carne ou 100% vegetarianas. Saiba como alimentar cães com problemas digestivos, com o veterinário da DrBigodes!
Porque é que os cães têm problemas digestivos?
Nem mesmo o sistema digestivo mais robusto do mundo consegue resistir a infecções, stress, a comida a mais ou a objectos que não são digeríveis – por exemplo, tampas de garrafas, sacos de plástico ou as suas meias preferidas! E aí dizemos desesperados: “Não comas isso!“. Saiba como alimentar cães com problemas digestivos, aqui!
Como saber se o meu cão tem problemas digestivos?
A melhor maneira de saber como está o sistema digestivo do seu cão é observar as suas fezes. Um cão saudável deve ter fezes firmes – mas não tão duras ao ponto de não conseguir defecar. O maior sinal de mau-estar digestivo é a flatulência – libertação de gases em excesso. Este problema pode estar associada desde a fezes moles até totalmente líquidas.
Para muitos cães a maneira mais fácil de eliminar é mesmo mudar a direcção do sistema digestivo e recorrer ao vómito. Por outro lado, quando a comida fica muito tempo no cólon, onde a água é absorvida, pode também ocorrer prisão de ventre, fazendo com que as fezes fiquem mais duras e difíceis de sair.
Se vir, por exemplo, muco nas fezes (causa comum de uma doença chamada Síndrome do Intestino Irritável) ou sangue (geralmente resultado de Colite), leve imediatamente o cão ao veterinário.
Como lidar com problemas digestivos?
Existem vários sintomas para os problemas digestivos e diferentes formas de lidar com os mesmos.
Fezes moles e flatulência
Em caso de problemas pouco acentuados deve fazer uma mudança na dieta do cão. A transição deve ser feita gradualmente durante 7 a 10 dias. Comece por dar 75% da ração antiga e 25% da nova, até o animal comer completamente a nova ração.
Vómito ou diarreia mais acentuada
Nestes casos o melhor é dar descanso ao sistema digestivo, ou seja, fazer jejum durante 24 horas seguido de carne de frango e arroz integral muito bem cozinhado. Assim que o sistema digestivo do cão parecer estável (fezes firmes, ausência de quaisquer sintomas de problemas intestinais), introduza gradualmente a nova comida à mistura de frango/arroz durante um período de 7 a 10 dias. Caso volte a acontecer pondere alterar a ração, pois foram identificados alergénios que produzem alergias e mau-estar em cães e gatos.
Stress por alteração de domicílio
O stress pode ter grande influência no sistema digestivo. Por exemplo, quando os cachorros vão para a sua nova casa geralmente ficam com o sistema digestivo desregulado. Geralmente, basta mudar a alimentação para que tudo entre na normalidade.
Caso o seu cão mantenha estes problemas gastrointestinais contacte imediatamente o seu Dr. Bigodes. Temos uma equipa de médicos veterinários perto de si, à distância de um click, prontos a ajudar o seu cão, sem stress e sem sair de casa.