Chegou a altura de darmos início aos preparativos para o Natal, é tempo de alegria, de festejar e porque não partilhar estes momentos de felicidade com os nossos animais de estimação?
O que evitar com os seus animais de estimação nos preparativos de Natal?
Nos preparativos para o natal só temos de ter em atenção alguns objetos, alimentos e até mesmo determinados comportamentos, para evitar que se tornem um perigo para os nossos animais. A Dr. Bigodes ajuda!
A Árvore de Natal
A árvore de Natal é um clássico em casa das famílias portuguesas, mas pode representar um perigo se, por exemplo, não estiver bem apoiada, caindo facilmente ao mínimo toque ou puxão. É importante escolher uma base sólida e que ofereça resistência caso os nossos animais se lembrem de puxar os ramos da árvore. Por outro lado, os próprios enfeites da árvore de natal podem também representar uma ameaça. No que diz respeito a esta questão, os tutores de animais de companhia devem evitar os objetos de decoração à base de vidro e optar por colocar os enfeites mais frágeis no topo da árvore, em zonas de não tão fácil acesso.
Uma dica da Dr Bigodes para os donos de gatos é colocar arranhadores, e outra que se aplica igualmente aos tutores dos cães, brinquedos perto da árvore de natal para desviar a atenção da mesma.
As Luzes
E como um Natal sem luzes não seria a mesma coisa, há que adotar algumas precauções de forma a evitar que se tornem perigosas para os nossos animais de companhia. Os tutores de animais de companhia devem escolher fios elétricos que cortem a eletricidade automaticamente, caso o animal morda ou roa o fio das luzes e devem desligar todas as luzes da corrente elétrica caso não estejam em casa.
Fitas, Laços e Prendas
Outro possível risco para o seu melhor amigo de quatro patas neste natal, são as fitas e laços das prendas, uma vez que poderão ser atrativas para muitos animais de estimação que acabam por roer, lamber, e até mesmo engolir estes enfeites decorativos de Natal.
Também há que ter especial atenção aos presentes, guardá-los em locais resguardados do cão e do gato. Se faz questão que os presentes fiquem debaixo da árvore de natal, tal como manda a tradição, então nesse caso deve fechar a área da árvore e as prendas de forma a limitar o acesso do seu patudo aos mesmos.
Os nossos patudos nem sempre facilitam na altura dos preparativos natalícios, Dono sofre!
Relativamente à alimentação, sabe que cuidados ter com o seu Pet e os preparativos culinários desta época festiva?
Por último, e como se costuma dizer “last but not least”, cabe-nos abordar o tema: alimentação. Se nesta época natalícia temos tendência a “abusar” nos doces, fritos e na comida em geral, não podemos deixar que tal aconteça com o nosso animal de estimação, pois poderia ter consequências nefastas na saúde do nosso melhor amigo. Saiba como evitar que o seu cão roube comida no artigo onde fizemos referência a Cães que roubam! e/ou se o seu gato tem alguma intoxicação alimentar por plantas e vegetais.
De uma forma geral todos os alimentos tipicamente presentes na ceia de Natal acabam por ser tóxicos para os animais de companhia, como o chocolate que é um verdadeiro veneno para o cão e para o gato. O hábito de dar ao seu patudo extras quando está à mesa, ou quando ele pede algo, pode ser contrariado se ao invés de dar da comida que está exposta na mesa, possa ter disponíveis snacks apropriados para cão ou para gato e assim, evitar quadros de vómitos, diarreias e prostração, que muitas vezes surgem nos dias após esta época natalícia. E pode mimar o seu animal de estimação no Natal, sem o prejudicar!
Esperamos ter ajudado a que os seus preparativos de natal sejam livres de perigos para os seus animais de estimação. Se existirem dúvidas, não hesite em contactar o seu Dr. Bigodes!
Marque já consulta! Sem stress, para si e para o seu patudo, oferecemos o serviço de veterinário ao domicílio.