Beagle: o Snoopy da vida real


← Voltar

Beagle o Snoppy da vida real

Sabia que o Snoopy foi inspirado na raça de cães Beagle?  É verdade! Saiba tudo sobre esta raça, com o veterinário da Dr. Bigodes.

Quais são as características físicas da raça Beagle?

A raça Beagle é característica pelo seu porte médio/pequeno, orelhas caídas e longas, que geralmente pesam de entre os 9 a 14 kg. Apresenta pêlo curto, denso e de fácil manutenção.
Relativamente aos padrões de cores, os mais comuns são: tricolor (preto, castanho e branco) ou bicolor (castanho e branco). Os Beagles têm um olfato extremamente apurado, que é uma outra das características que os distingue. Outra particularidade destes cães é a ponta branca na cauda, conhecida como “bandeira”, algo bastante valorizado pelos caçadores, caso estivessem em terrenos densos de vegetação conseguiam localizar os seus cães com facilidade. A esperança média de vida da raça varia entre os 12 e os 15 anos.

Personalidade

Os Beagles são excelentes companheiros pois são muito dóceis e curiosos, no entanto o seu instinto de caçador ainda lhes é muito intrínseco e por essa razão precisam de muito estímulo, tanto físico, como mental. Estes cães vocalizam bastante e são um tanto ou quanto teimosos, o que lhes concede uma personalidade bastante peculiar. Como são cães muito inteligentes, mas seguem muito o seu instinto olfativo e de caça, podem aprender truques e comandos, no entanto se não estiverem suficientemente motivados, não irão segui-los. Uma forma de os “seduzir” é dando-lhes recompensas como petiscos e elogios/mimos.

Qual é a origem da raça Beagle?

A Raça Beagle começou a surgir na Grécia Antiga, onde eram usados pequenos cães de caça, semelhantes aos desta raça, para caçarem animais pequenos, como lebres. Com o passar do tempo, foram apelidados de Beagle (ou “Begle” – termo francês que significa pequeno), eram cães pequenos, ágeis e especializados em caça de pequenos animais. Mais tarde, nos séculos XIII e XIV ganharam popularidade em Inglaterra, pela nobreza. No século XVI a rainha Isabel I teve uma matilha de Beagles, que para além da caça eram companheiros e entretenimento para a corte. No final do século XIX, iniciou-se a padronização da raça, onde surgiu o primeiro clube oficial de Beagles e onde foram estabelecidos os padrões que definem a raça, tal como a conhecemos nos dias de hoje.

Sabia que personagem “Snoopy”, da banda desenhada Charlie Brown, é um cão de raça Beagle?

É verdade, o Snoopy fisicamente não tem muitas parecenças com a raça Beagle, à excepção das orelhas caídas, contudo a personalidade da personagem faz referência à personalidade dos cães desta raça, que passou a ser um símbolo cultural mundialmente conhecido.

Quais são as doenças mais comuns nos Beagles?

Os Beagles, como é normal em animais de raça, estes cães sofrem de algumas doenças que são mais comuns da raça. Tais como:

Displasia da Anca

A displasia da Anca é uma condição genética cuja articulação do quadril se desenvolve de forma irregular, levando a problemas de mobilidade e dor.

Epilepsia

A Epilepsia é uma patologia neurológica que provoca convulsões. A epilepsia idiopática, ou seja, não tem uma causa subjacente identificada e é mais comum em Beagles do que em algumas outras raças.

Doença do Disco Intervertebral (DDIV)

A DDIV é uma doença que afecta os discos entre as vértebras da coluna que se vão desgastando ao longo do tempo e podem até romper, o que causa muito desconforto e em casas extremos, paralisia.

Problemas Oculares

Os problemas oculares são bastante habituais nos Beagles

Cataratas

As cataratas definem-se como a opacificação do cristalino, lente natural do olho e que contribui para focar as imagens sobre a retina, que pode levar à cegueira.

Glaucoma

O Glaucoma consiste no aumento da pressão sobre as células nervosas dentro do olho, o que pode causar dor e perda de visão.

Distrofia Corneana

A Distrofia Corneana é uma doença afeta a córnea de forma progressiva, em ambos os olhos, pode causar visão turva e é hereditária.

Cherry Eye (Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra)

Cherry Eye é uma condição onde a glândula da terceira pálpebra descai e forma uma massa vermelha no canto do olho.

Otites

As otites nesta raça surgem devido às suas orelhas caídas, estas infecções no ouvido, podem ter origem em bactérias, fungos ou parasitas.

Obesidade

A obesidade é uma doença comum emBeagles, pois têm uma tendência a ganhar peso facilmente.

Alergias dos Beagle

Os Beagles são mais propensos a alergias alimentares ou ambientais

Alergias Ambientais ou Alimentares

Esta raça pode sofrer de alergias alimentares, ou seja, a alguns componentes das rações mais comuns, que pode a levá-los a fazer uma dieta hipoalergénica. Ou podem sofrer de alergias ambientais, como pólen, pó, mofo, fumo de cigarro, fumo de lareira, perfumes, etc.

Dermatite Atópica

A Dermatite atópica é uma patologia alérgica crónica que causa muita comichão e inflamação na pele.

Quais são os cuidados especiais a ter em consideração com o Beagle?

Todos os cães têm cuidados especiais, os Beagles não são excepção.

Exercício Físico Regular e Dieta Equilibrada

Beagles são cães muito energéticos e ativos. É essencial proporcionar ao seu Beagle pelo menos 1 a 2 horas de exercício diário. Em conjunto, ofereça uma dieta equilibrada e sem excessos, pois os cães desta raça são propensos a obesidade.

Estímulo Mental

Os cães desta raça são inteligentes e têm um forte instinto de caça, o que significa que precisam de ser estimulados a nível mental para evitar o tédio e comportamentos destrutivos.

Higiene e Cuidados com o Pêlo e a Pele

Os Beagle apesar de terem uma pelagem curta, necessitam de certos cuidados, pois têm predisposição para alergias de pele, bem como para otites. Pelo que se recomenda a escovagem 1 a 2 vezes por dia, banhos com a regularidade indicada pelo médico veterinário e com os produtos adequados, bem como limpeza de ouvidos regular e uma alimentação de qualidade.

Treino, Socialização e Prevenção de Fugas do Beagle

Os Beagle têm a teimosia como uma das características que os define, por isso é muito importante a socialização desde pequenos, bem como um treino básico para responder aos seus comandos, usando sempre reforço positivo. Porém, o instinto de caça e o sentido olfativo muito apurado, exigem mais medidas de prevenção, como usar coleira nos passeios e arranjar uma cerca segura para que o animal não fuja de casa, pois eles podem seguir o rasto de um cheiro e focam-se apenas nisso, sem terem noção para onde os levará.

Check-up regulares

Os check ups regulares são fundamentais para garantir o bom acompanhamento da saúde do seu animal.

Se está a pensar em adoptar um Beagle ou tem algum cão desta raça, marque já consulta com a Dr. Bigodes. Sem stress e sem sair de casa!

Agendar Consulta