Boxer: o eterno cachorro


← Voltar

Cães Boxer

Os cães Boxer são cães robustos, cheios de energia e um pouco teimosos. Mas são das raças de cães mais brincalhona, que quase que os apelidamos de eternos cachorros. Saiba mais acerca desta raça de cães com o veterinário da DrBigodes.

Características físicas da raça Boxer

Os cães Boxer têm porte médio, são atléticos e apresentam uma cabeça quadrada que lhes é muito característica, de focinho achatado e orelhas caídas. O pêlo é curto e as cores mais comuns são o fulvo (avermelhado) e o tigrado. Alguns possuem manchas brancas que podem ocupar até um terço da sua pelagem. O seu peso médio pode variar nos machos entre os 30 a 34 kg, e nas fêmeas entre os 25 e os 29 kg. A esperança média de vida de um Boxer, por norma, é entre 10 a 12 anos de idade.

Personalidade do Boxer

Os cães Boxer são muito inteligentes e têm uma personalidade bastante brincalhona, energética e afetuosa. São bons cães de família, adoram crianças e são excelentes cães de guarda.
Outras das características que distinguem esta raça são a sua inteligência e curiosidade, faz com que aprendam rápido, que consequentemente facilitará a aprendizagem de comandos, o que será meio caminho andando para ser obediente.
Os Boxers são bastante sociáveis, expressivos e energéticos, por isso precisam de socializar, estimulação mental e exercícios regulares

Origem da raça Boxer

A raça de cães Boxer teve origem na Alemanha, no final do séc. XIX, descendentes das raças Bullenbeisser e Bulldog Inglês. Esta raça surgiu para dar origem a um cão ágil, forte e corajoso. O seu nome provém da tendência desta raça em usar as mães e braços para brincar ou lutar.

Doenças mais comuns nos Cães Boxers

Os cães de raça Boxer têm predisposição genética para desenvolverem certas doenças, tais como:

Problemas Respiratórios

Os cães de raça Boxer como têm um focinho curto torna-os susceptíveis a problemas respiratórios como a síndrome respiratória braquicefálica, que pode afectar o tamanho das narinas, tamanho da traqueia, obstrução do fluxo do ar inalado, ressonar, entre outros.

Cancro

Os Boxer são mais propensos ao desenvolvimento de Cancro, como linfoma, cancro de mamário, mastocitoma, hemangiossarcoma, osteossarcoma, tumor no trato gastrointestinal.

Problemas gastrointestinais

Cães Boxers como são sensíveis podem desenvolver problemas gastrointestinais, como a doença inflamatória intestinal.

Problemas Dermatológicos

A pele sensível dos Boxers faz com que eles possam desenvolver doenças de pele com mais facilidade que outras raças, como irritação de pele, infeções e dermatites.

Cardiomiopatia

A cardiomiopatia é uma condição que afeta o coração e é uma das doenças que poderá surgir, tal como outros problemas cardíacos, que é comum os Boxers desenvolverem.

Displasia da Anca

Os cães de raça Boxer, por serem cães de porte médio, estão sujeitos ao subdesenvolvimento da articulação do quadril e poderá provocar dor e redução de mobilidade.

Cuidados Especiais a ter em consideração com os cães Boxer

Se tem um Boxer ou está a pensar em adquirir um cão desta raça terá de ter em conta certos cuidados especiais a proporcionar ao seu cão.

Exercício Físico e Socialização

O exercício físico é super importante para os cães desta raça, pois são extremamente energéticos e brincalhões. Bem como, a socialização é muito importante para os Boxers, eles precisam de estímulo mental e gostam de estar acompanhados, por isso brinque com o seu Boxer e ofereça-lhe brinquedos interativos.  

Consistência nos treinos

A consistência nos treinos dos Boxers deve-se ao facto de eles serem inteligentes, mas um pouco teimosos, porém com reforço positivo, conseguirá conquistá-lo e captar a sua atenção. Já ouviu falar na expressão “de pequenino se torce o pepino”? Pois bem, é isso mesmo! Comece a treiná-lo desde cedo e verá resultados no seu bom comportamento.

Alimentação Equilibrada e de qualidade

Ofereça uma alimentação equilibrada, de qualidade e nutritiva, para evitar problemas gastrointestinais, de pele ou até mesmo excesso de peso.

Atenção ao calor

Porque esta raça tem o focinho achatado, têm maior dificuldade em regular a temperatura do corpo e por isso evite exercícios intensos em dias de grande calor, procure sempre sombras e forneça bastante água, para que não sofram com o Golpe de Calor.


Para fazer o correto acompanhamento seu Boxer, poderá fazê-lo com a DrBigodes. Basta ligar ou agendar online, através do MyBigodes, sem stress para si e para o seu animal, no conforto da sua casa!

Agendar Consulta