É quase certo que nalgum momento da vida do seu patudo já teve que lidar com parasitas, estes insistem em alojar-se no seu animal e se não for tratado será prejudicial para ele. Por isso, hoje contamos-lhe tudo sobre um dos desparasitantes mais eficientes no combate contra estas infestações e, diga adeus aos parasitas, com Bravecto.
Bravecto: o que é?
O Bravecto é um medicamento sujeito a receita médico-veterinária, utilizado no tratamento de infestações dos inimigos ectoparasitas, como ácaros, carraças, piolhos e pulgas. Depois de administrado ou aplicado, é eficaz na eliminação de pulgas e carraças, durante 12 semanas.
Parasitas: os inimigos dos nossos animais
Há dados que apontam que 95% dos parasitas estão espalhados pelas casas, nos tapetes, nas frestas ou até nas camas dos animais e apenas 5% estão, realmente, no animal.
Bravecto, é um medicamento seguro para os cães e gatos, combate estes inimigos dos nossos animais e previne o seu aparecimento. Existem alguns desparasitantes que não são recomendados para raças sensíveis, como Border Collie e Rough Collie, ou até mesmo para cadelas grávidas ou em processo de amamentação, mas com Bravecto já não tem de se preocupar. Fale com o seu médico veterinário. Não obstante, no caso, de ter animais que tenham hipersensibilidade conhecida ao Fluralaner, o principio activo do Bravecto, não é recomendado o uso do mesmo.
Como dizer adeus aos parasitas, com Bravecto?
Basta uma dose para que este remédio faça efeito no seu animal de estimação, graças ao Fluralaner, o ingrediente ativo neste medicamento, que tem propriedades ectoparasiticidas capazes de eliminar os parasitas alojados na pele e pêlo dos cães de gatos. Além de eliminar rapidamente os parasitas, uma vez que atua no sistema nervoso dos mesmos, levando à sua paralisia e consequente morte. Este medicamento também mata as pulgas do ambiente. Não descure da importância da desparasitação, pois impossibilita que os parasitas possam pôr os seus ovos, reduzindo desta forma a contaminação ambiental ao interromper o seu ciclo reprodutivo.
Com Bravecto, poderá prevenir doenças como:
- Doença de Lyme, que é causada pela bactéria Borrelia Burgdorferi e transmitida pela picada das carraças. Provocar dores nas articulações, febre, cansaço e inchaços nos gânglios linfáticos do cão.
- DAPP – Dermatite alérgica à picada de pulgas. Apesar de não eliminar completamente a reação alérgica, o medicamento ajuda a dizer adeus às pulgas, que são os agentes responsáveis pela alergia.
- Sarna Demodécica: doença inflamatória de pele, não contagiosa. Resulta de uma proliferação anormal de um ácaro denominado Demodex Canis.
- Febre da Carraça, também conhecida por Babesiose, Erlichiose ou Anaplasmose, é uma doença provocada pela carraça, que se alimenta do sangue do seu animal de estimação e transmite um pequeno parasita que, aos poucos, vai destruindo os glóbulos vermelhos.
Quer tenha um cão ou gato, nunca deixe que o Bravecto seja administrado num intervalo com menos de oito semanas para dizer adeus aos parasitas, pois não há testes realizados com estes intervalos.
Bravecto para cães
É importante frisar que só conseguirá ter acesso a este medicamento, se aconselhado por um médico veterinário. Contacte o Dr. Bigodes, se desconfia que o seu amigo de quatro patas poderá estar infetado com parasitas.
Se tem um cão, este remédio está disponível sob a forma de comprimidos mastigáveis e em pipetas. Caso opte pelos comprimidos, estes devem ser administrados nas horas das refeições e a dose varia consoante o peso do animal em questão.
Por outro lado, as pipetas devem ser aplicadas na pele entre as omoplatas de cães e gatos de pequeno porte.
Tenha apenas em atenção que este comprimido não deve ser administrado em cães com menos de oito semanas ou que tenham menos de 2 kilos.
Bravecto para gatos
Para os felinos, poderá optar por dois tipos de Bravecto:
- Bravecto: apenas composto pelo Fluralaner, isto é, com finalidade ectoparasiticida.
- Bravecto Plus: composto por Fluralaner e Moxidectina, que tem ação combinada contra endoparasitas e ectoparasitas.
Estão disponíveis em forma de pipeta e o conteúdo deve ser aplicado na pele da base da cabeça.
A não esquecer:
- Todos os cães e gatos correm o perigo de serem atacados por parasitas como pulgas e carraças. O Bravecto tem sido uma das soluções mais eficazes para eliminar esses inimigos do corpo do animal.
- Sujeito a receita médico-veterinária, tem um único objetivo: tratar as infestações ectoparasitas, como por exemplo, as pulgas, carraças, piolhos ou ácaros.
- Este medicamento elimina os parasitas através de uma única dose, durante 12 semanas.
- Informe-se com o seu médico veterinário sobre a administração do Bravecto.