O Cão Nu do México, também conhecido por Xoloitzcuintli ou Xolo, é um verdadeiro símbolo espiritual e cultural do México. Saiba tudo com o veterinário DrBigodes!
Quais são as características físicas da raça Cão Nu do México?
O Cão Nu do México, varia em 3 tamanhos, pequeno e pode pesar entre os 4 a 7 kg , médio e pode pesar entre os 8 e os 14 kg e grande, que pode pesar entre os 15 e os 25 kg. Apresenta um corpo elegante, mas musculado, com linhas harmoniosas e com uma postura atlética e ágil. Não tem pêlo e a sua pele é suave e firme. Alguns Xolos podem ter pêlos curtos e duros na testa, na cauda e/ou nas patas. As cores que constituintes desta raça são: preta, cinza, bronze, vermelha, fígado, e alguns até têm manchas. E as suas orelhas são grandes e erectas, algo que é muito característico da raça. A sua esperança média de vida pode variar entre os 12 e os 15 anos de idade.
Personalidade do Xolo
O Xolo, por norma, é um cão muito inteligente e sensível, aprende muito rápido e responde muito bem ao reforço positivo. É um cão atento, observador e com um grande instinto de proteção. Não é uma raça agressiva por natureza, mas desconfiada com desconhecidos. O Cão Nu do México é muito ligado à família e não gosta de ficar longos períodos sozinho. E apesar da sua aparência atlética, não é um cão hiperativo, precisa dos seus passeios diários, como qualquer cão e adora brincadeiras tranquilas e a companhia dos donos, mais do que brincadeiras ou treinos intensivos.
O Xoloitzcuintli é considerado um cão calmo e muito afectuoso com a família.
Qual é a origem da raça Cão Nu do México?
O Cão Nu do México, ou Xoloitzcuintli, é uma das raças mais antigas do mundo, considerado património do cultural do México. O nome tem origem em Xólotl (deus asteca do fogo e da vida após a morte) e itzcuintli (palavra nauatle – língua dos astecas – para “cão”). Estes cães eram vistos como sagrados, associados ao misticismo e usados em rituais, acreditando-se que ajudavam as almas a atravessar para o mundo dos mortos. Teve quase em extinção durante a colonização espanhola, mas em 1950 fizeram-se esforços para dar continuidade à criação de forma responsável desta raça, sendo reconhecida em 2011 pelo American Kennel Club. Tornou-se conhecido mundialmente após o filme da Disney/Pixar Coco, onde o cão Dante (um Xolo) é guia do protagonista no mundo dos mortos — uma referência direta à lenda asteca.
Quais são as doenças mais comuns nos Cão Nu do México?
Como qualquer outra raça, O Cão Nu do México tem predisposição para algumas doenças, tais como:
Problemas de Pele nos Xolos
Como os Xolos não têm pêlo podem ter muitas dermatites, queimaduras solares, irritações ou infeções na pele. Podem até desenvolver doenças autoimunes de pele ligados à exposição e sensibilidade cutânea.
Problemas Dentários
A raça Xoloitzcuintli possui o gene da alopecia, que atua no desenvolvimento dos tecidos ectodérmicos, ou seja, tecidos que têm a mesma origem embrionária, como os pêlos, os dentes e as glândulas cutâneas, dispõe de problemas de dentes, ou têm ausência de dentes ou podem ter os dentes amontoados. O que se traduz em tártaro precoce, perda dentária e necessidade de cuidados dentários regulares.
Luxação Patelar
A luxação patelar, mais presente nos cãos Xolo de tamanho mais pequeno, causa dor e claudicação devido à deslocação da rótula do joelho. Em casos graves poderá ser necessária cirurgia. A luxação da rótula é uma condição hereditária ou poderá ser provocada por traumas.
Quais são os cuidados especiais a ter em consideração com Cão Nu do México?
O Cão Nu do México tem alguns cuidados especiais, tendo em conta a sua predisposição para certas condições de saúde. Saiba quais com a Dr. Bigodes.
Cuidados extra com a pele do Cão Nu do México
Sendo que esta raça não tem pêlo é necessário haver cuidados extra com a pele com estes cães. São recomendados banhos suaves (1 a 2 vezes por mês) com champô neutro, para evitar oleosidade ou acne. Aplicação de cremes ou óleos específicos para cães, se a pele estiver seca, bem como o uso protetor solar veterinário, quando o cão vai apanhar sol direto, para prevenir queimaduras. É expressamente proibido usar produtos humanos ou perfumes, pois a pele é sensível, a não ser que sejam indicados pelo médico veterinário. Nas épocas de maior frio, precisam de roupas ou agasalhos para se protegerem.
Saúde Dentária dos Xolos
Muitos Xolos têm dentição incompleta ou amontoada, por essa razão a escovagem regular é essencial com pastas dentífricas caninas e/ou snacks dentários para prevenir o acumulo de tártaro.
Socialização e treino do Xolo
Devido à personalidade do Xolo, é aconselhado a socialização desde pequenos, acompanhado de treino baseado em reforço positivo, pois funciona melhor com cães inteligentes e sensíveis.
Como o seu nível de energia é moderado, não exige atividades extenuantes, ou seja, os passeios diários e brincadeiras com os donos, são adequados para esta raça, num ambiente calmo e em família. Por ser um animal que não gosta de estar longos períodos sozinhos, poderá desenvolver ansiedade de separação.
Check-up Regulares
Com check-ups regulares poderá monitorizar desde cedo e prevenir situações que possam surgir na vida do Cão Nu do México. A vacinação e desparasitação atualizadas são fundamentais para uma boa longevidade do Xolo.
Para um melhor acompanhamento do seu Xoloitzcuintli, não descure dos check-ups e tenha cuidados extra com a sua pele. Poderá fazer o seu correto acompanhamento em casa. Basta agendar consulta com a Dr. Bigodes!