Cara de um, focinho do outro


← Voltar

cara de um focinho do outro

Cara de um, focinho do outro? De certeza que já ouviu esta expressão! Dog People é um projecto criado pela fotografa alemã Inês Opifanti. Há 3 anos atrás adoptadou um cão e desde então tem-se apercebido que os cães têm expressões muito idênticas às dos humanos. Será que os humanos também conseguem imitar as expressões dos seus animais?

O projecto demonstra de facto: a Cara de um é o Focinho do outro

Este projecto dá cara à expressão “os humanos e os seus cães são parecidos”, num ambiente divertido, os seus donos escolhem uma fotografia do seu cão e imitam a sua expressão facial, no final a Inês faz a sua magia acontecer.

Tal como nós humanos, cada cão tem a sua personalidade e neste projecto é capturada a personalidade de cada um, através de fotografias e posteriormente replicada pelos seus donos.

Porque é que os cães imitam as expressões dos humanos?

Os cães têm a capacidade de imitar as expressões faciais e comportamentos dos seus humanos em parte devido à sua natureza social e ao seu vínculo com os seus tutores. A Dr. Bigodes apresenta algumas razões pelas quais os cães podem mimicar as expressões dos seus donos.

Vínculo Social e Emocional

Os cães são animais sociais que desenvolveram relações próximas com os humanos ao longo de milhares de anos de convivência. Os cães estão sempre atentos às indicações fornecidas pelos humanos, incluindo expressões faciais e linguagem corporal, para compreenderem melhor o que está acontecer. E para além disto, desenvolvem fortes laços emocionais com os seus turores, o que os leva a imitar as suas expressões, demonstrando empatia.

Aprendizagem por observação

Os cães são capazes de aprender por observação. Eles podem observar os comportamentos e as expressões dos seus tutores e tentar imitá-los, especialmente se isso resultar em recompensas positivas, como elogios, carinho ou comida.

Comunicação

Os cães também usam a linguagem corporal e expressões faciais como parte da sua própria forma de se exprimirem. Ao imitarem as expressões humanas, podem tentar comunicar de forma mais eficaz com os seus tutores ou expressarem o seu estado emocional. Como por exemplo, quando achamos que os cães sentem culpa, eles apenas reagem à repreensão do dono tentando apaziguar a situação.