Como funcionam as vacinas?


← Voltar

Como funcionam as vacinas

Tal como nós temos de ser vacinados, os nossos animais de estimação não são excepção. Para que certas doenças continuem erradicadas ou endémicas é muito importante dar inicio ao protocolo de vacinação logo nos primeiros meses de vida. Saiba como com o veterinário da DrBigodes!

O que é uma vacina?

A vacina é um composto de uma pequena porção de organismos mortos ou vivos que desencadeiam uma resposta por parte do sistema imunitário do animal de modo a protegê-lo contra infecções subsequentes, através de um processo que se chama imunização.

Como funcionam as vacinas?

Na aquisição da imunidade, o animal produz anticorpos para neutralizar ou destruir os agentes infecciosos ou as toxinas. No entanto, poderá não ganhar imunidade contra o que foi vacinado, se não reunir uma série de requisitos – por isso é tão importante o check-up antes da administração da vacina! – A vacinação só deve ser realizada em animais saudáveis. 

Quando toca aos filhotes, a imunidade que a mãe lhes transmite também interfere, podendo bloquear a capacidade de produção de anticorpos do patudo, e este é o motivo pelo qual existe idade específica para vacinar.

Quem pode administrar vacinas?

Em Portugal, a legislação obriga a que seja um Médico Veterinário a administrar a vacina. Só os Médicos Veterinários têm a formação adequada para avaliar cada animal, perceber se está fisicamente apto a ser vacinado, selecionar as vacinas adequadas a cada caso e a melhor altura para a sua administração.

As vacinas são seguras?

As vacinas só são colocadas no mercado pelos Laboratórios que as produzem, depois de serem testadas e saberem como funcionam as vacinas, por organismos oficiais (DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária) que lhes atribuem a Autorização de Introdução no Mercado (AIM). No entanto, pode ocorrer que, após a vacina, o seu animal sofra de alguns efeitos secundários passageiros como perda de apetite, febre ligeira e apatia. As reacções adversas graves são raras.

Quantas vezes o meu cão tem de ser vacinado? E contra o quê?

Enquanto cachorros, deverão ser vacinados a partir das 8 semanas contra a esgana (D), a parvovirose (P) e a hepatite infecciosa canina (H). Deverão realizar 2 reforços, com 3 a 4 semanas de intervalo. Juntamente com o último reforço DHP, deverão levar a 1ª dose contra a leptospirose (L) e fazer uma 2ª dose após 3 a 4 semanas. A vacina da raiva (obrigatória em Portugal) pode ser administrada a partir dos 3 meses.
Existem outras vacinas preventivas que são recomendadas como a vacina contra a leishmaniose canina, tosse do canil, entre outras.

E o meu gato, tem de levar alguma vacina?

Enquanto gatinhos, deverão ser vacinados a partir das 8 semanas contra o calicivírus felino (C), o vírus da panleucopénia felina (P) e o herpesvírus felino (R). Deverão realizar 2 reforços, com 3 a 4 semanas de intervalo. Juntamente com o último reforço CRP, deverão realizar o rastreio dos vírus FIV e FeLV. Se forem negativos para o FeLV e se tiverem acesso à rua, os gatos deverão ser vacinados contra esta doença e fazer um reforço 3 a 4 semanas depois. A vacina da raiva, que não é obrigatória para gatos em Portugal, pode ser administrada a partir dos 3 meses de idade.

Se tem um animal de estimação, não se esqueça de o vacinar. Pode fazê-lo no conforto da sua casa com os serviços da DrBigodes. Marque já consulta!

Agendar Consulta