FeLV – Vírus da leucemia felina

leucemia felina

Já ouviu falar do Vírus da Leucemia Felina, mas não sabe bem o que é e como pode afectar a vida do seu gato? Não se preocupe, o veterinário da Dr. Bigodes explica!

O que é a FeLV – Vírus da Leucemia Felina?

O vírus da leucemia felina ( FeLV ) é um retrovírus responsável por uma das doenças infecciosas mais comuns e que, juntamente com o FIV ( vírus da imunodeficiência felina ), põem em risco o bem-estar e a vida dos gatos em todo o mundo. Esta doença afecta apenas os gatos e não pode ser transmitida ao homem.

Como se dá o contágio da FeLV?

A Felv é transmitida de um gato para outro, principalmente através da saliva, lambedura, mordidas e partilha de comedouros, bebedouros e caixas de areia e com contacto sexual. Também os gatinhos podem nascer infectados por meio de contaminação da placenta e da amamentação. Os gatos portadores assintomáticos e aparentemente saudáveis podem transmitir FIV e FeLV por não apresentarem sinais clínicos da doença durante semanas, meses ou mesmo anos após o contágio inicial, tornando-se fontes de contágio para outros indivíduos. Por isso é muito importante que qualquer novo gato que seja trazido para dentro de casa e que venha da rua ou de gatil seja testado antes de ter contacto com outros gatos residentes.

O que acontece quando os gatos estão infectados com Leucemia Felina?

Após a infecção pelo vírus da leucemia felina os gatos com o sistema imunológico competente podem combater e eliminar o vírus na fase inicial. Os animais com sistema imunológico debilitado permanecem contaminados, dando origem a diversas complicações sistémicas. E cerca de 80% dos filhotes que adquirem o vírus nestas condições morrem na fase natal ou neonatal e os que resistem podem manter uma viremia persistente.

Grupos de risco

Frequente em ambientes com elevada densidade de gatos e animais que têm acesso à rua, mesmo por períodos curtos de tempo.

Sinais clínicos da Leucemia Felina

Muitos gatos apresentam uma fase assintomática ( ausência de sintomas ) da doença o que faz que sejam portadores silenciosos. Com o tempo os sinais clínicos da FeLV que irão aparecer estarão ligadas às infecções secundárias e à imunosupressão como:

• Halitose devido a gengivites e estomatites;
  • Otites e dermatites recurrentes;
  • Anemia e infecções das vías respiratórias;
  • Fibrosarcomas

Como é baseado o diagnóstico?

O Diagnóstico baseia-se no histórico médico e sinais clínicos do gato. Existe um kit de diagnóstico que permite que o exame seja feito no próprio domicílio do animal. No entanto tem-se verificado um enorme número de falsos positivos nestes exames o que implica, caso o exame indique positivo, que o seu animal repita o teste para confirmação num espaço de um a dois meses.

Prevenção

• Manter o animal exclusivamente dentro de casa para prevenir que ele entre em contacto com agentes causadores da doença;
  • Faça check-ups regulares ao seu gato incluindo exames de sangue e de urina;
  • Dieta de qualidade especialmente aqueles animais fragilizados;
  • Castração do seu gato ajuda!
  • Se o seu gato for positivo este deverá ser isolado permanentemente de outros gatos para prevenir um contágio aos restantes indivíduos.
  • Vacine o seu gato contra a FeLV

Fale com o seu Dr. Bigodes e obtenha informações adicionais sobre esta e outras doenças!