A gestação e o nascimento de uma ninhada é um período que envolve grandes cuidados por parte do dono e do veterinário.
Planear a gestação
Idealmente a cadela deverá fazer um controlo antes do cio, durante o cio, um controlo de diagnóstico de gestação e um controlo próximo do final de gestação. Antes do cio, 3 a 4 semanas, o dono deverá certificar-se junto do veterinário do estado profiláctico da sua cadela, vacinações e desparasitações.
Alterações comportamentais
A cadela gestante apresenta algumas alterações comportamentais e fisiológicas neste período. Algumas fêmeas têm mais necessidade de atenção durante a gestação, por vezes têm apetite caprichoso nas primeiras 3 a 4 semanas contrastando com a segunda metade da gestação onde o apetite aumenta significativamente.
Alterações fisiológicas
Fisiologicamente, verifica-se que a cadela gestante apresenta um aumento de 40% do seu voluma sanguíneo de modo a ter uma reserva de sangue suficiente para suportar as perdas de sangue no parto. Tem maior esforço cardíaco, pois consome mais oxigénio, e renal (urina mais e bebe mais água). Há também uma diminuição da motilidade intestinal (defeca com menos frequência).
Diagnóstico de gestação
O diagnóstico de gestação deve ser feito entre os dias 25 e 28 após o pico de LH ou 30 dias após o cruzamento através de ecografia abdominal. Nesta ecografia avalia-se a presença ou não de vesículas embrionárias, o seu tamanho e viabilidade e possíveis sinais de absorção embrionária. Deverá ser realizado um controlo ecográfico na cadela por voltas dos 45-50 dias de gestação para avaliar a viabilidade fetal, a presença de alguma malformação ou de algum feto no canal pélvico. Cerca de 10-15 dias antes do parto deve-se repetir a desparasitação interna na cadela, sempre sobre tutela do veterinário.
Cuidados nutricionais
A cadela deverá fazer exercício moderado e regular, para ajudar o tónus muscular na altura do parto e evitar que fique obesa neste período. Durante a gestação a cadela precisa de mais água e cerca de 30% a 60% mais de energia metabolizável. O mais importante na dieta da cadela na gestação é usar uma dieta de boa qualidade que garanta uma boa dosagem de vitaminas e minerais. Os suplementos de cálcio durante a gestação estão totalmente contraindicados e predispõem a ocorrência de hipocalcémias pós-parto.
Inicio da lactação
Durante as primeiras duas semanas de lactação os cachorros devem ser alimentados a cada 2-3 horas. O peso dos cachorros deve duplicar em 10-12 dias de vida. Uma falha no ganho de peso diário (que deverá ser de 1-2 gramos por dia), é geralmente o primeiro sinal de doença neonatal. A mãe é responsável por estimular a micção e a defecação dos cachorros nas primerias 2-3 semanas de vida através da lambedura perineal e abdominal. A partir das 3 semanas de vida os cachorros passam a imitar a mãe e começam em busca de ração, e por isso devemos colocar água à disposição em recipiente baixo e raso. Às 4 semanas de idade podemos iniciar o desmame com uma ração específica para cachorros, amolecida em água morna ou em leite de substituição. O desmame deverá estar completo no máximo até aos dois meses de idade.
O acompanhamento é essencial!
Este período de lactação requer grande esforço energético por parte da mãe associado a uma fragilidade do trato reprodutivo ainda em recuperação de uma gestação e do parto, podendo predispor ao aparecimento de algumas doenças. A chave de uma gestação bem sucedida e uma lactação tranquila é a prevenção através de um acompanhamento da mãe desde o pré-parto até ao desmame da ninhada, que permite intervir precocemente e garantir uma ninhada saudável e uma rápida recuperação da mãe.