Cuidados com a pelagem do seu gato


← Voltar

Tratar do Pêlo do gato

Saiba que cuidados a ter com a pelagem e como tratar do pêlo do seu gato, com o veterinário da DrBigodes, neste artigo.

Os gatos tratam do seu próprio pêlo?

Os gatos são animais extraordinariamente asseados e como tal assumem eles mesmo a tarefa de se limparem e tratarem do seu próprio pêlo. Contudo poderá haver mais trabalho a fazer se o pêlo do gato for comprido como é, por exemplo, no caso dos gatos de raça Persa ou Bosques da Noruega.

Para que serve a escovagem nos gatos?

A escovagem nos gatos revela funções primordiais no quotidiano dos felinos. A escovagem nos gatos serve para: remover os pêlos soltos e mais fracos para que haja uma melhor respiração dos pêlos subjacentes; regularizar a temperatura em dias mais quentes; remover parasitas; e é uma acção em que os gatos mantêm fortes laços sociais quando se “escovam” uns aos outros.

Como tratar do pêlo do gato?

Para tratar do pêlo do gato, terá de fazer escovagens regulares, tanto para remover pêlos mortos, como ajudar a elimar parasitas e ainda para evitar a criação de nós ou rastas que poderão ser incómodos para o animal, ou até mesmo provocar lesões na sua pele. Proporcionar uma alimentação de qualidade, própria para cuidados de pele ou rica em omega 3 e como complemento, poderá também dar cápsulas de omega 3. Tudo isto é meio caminho andado para cuidar bem do pêlo do seu gato.

Como tratar do pêlo comprido de um gato?

Mantenha a área debaixo da cauda totalmente limpa, especialmente se se tratar de animais com pêlo comprido. Poderá cortar aqueles pêlos à volta do anus, caso verifique a permanência de vestígios de fezes. Deverá dar especial importância na escovagem do seu gato geriátrico uma vez que ele mesmo poderá já não conseguir higienizar-se devidamente.

Como tratar do pêlo curto de um gato?

As raças com pouco ou nenhum pêlo podem ser propensas a problemas de pele incluindo o desenvolvimento de infecções fúngicas e dermatites, que necessitam de tratamento. Se for o seu caso, deverá prestar especial atenção em manter a pele limpa e seca na sua integridade. Deverá ser banhada e esfregada uma vez por semana para remover a oleosidade natural da pele.


Se verificar que o seu gato está com algum problema de pele, contacto o médico veterinário do seu patudo. A Dr. Bigodes tem uma equipa de veterinário, perto de si, à distância de um click ou de uma chamada. Deslocamo-nos até sua casa, sem custos extra e sem stress para si e para o seu animal. Marque já consulta!

Agendar Consulta