A dermatite alérgica à picada da pulga ( DAPP) é a patologia do foro alérgico mais frequente no mundo, embora nem todos os animais infestados por pulgas façam alergia à sua picada. Saiba tudo com o veterinário da Dr. Bigodes.
As pulgas podem causar dermatite alérgica
Os animais adquirem as pulgas do meio ambiente. Após subirem ao animal iniciam a sua refeição, através da picada ingerem sangue, ao mesmo tempo que injectam saliva que contém várias substâncias capazes de provocar irritação ou desencadear reacções alérgicas. As pulgas também podem transmitir outros agentes patógenos como bactérias, vírus e parasitas.
Como se pocessa a infestção das pulgas no meio ambiente?
Após a refeição as fêmeas põem ovos que depressa caiem no chão. Destes ovos sairão larvas que se espalham pela casa e formam casulos. Dentro destes nascerá uma nova pulga á espera de outra refeição. Apesar do perigo principal estar no meio ambiente, se conseguirmos eliminar as pulgas no animal, antes que estas ponham ovos, evitaremos que o ciclo se perpetue.
Todos os animais desenvolvem DAPP?
Todos os animais podem infestar-se, porém nem todos desenvolvem DAPP (Dermatite Alérgica à Picada da Pulga). Depende do sistema imunitário do animal. Quando o organismo de depara com novas substâncias como a saliva da pulga, desencadeiam-se mecanismos que fazem com que o corpo tolere a dita substância, ou a rejeite. Neste caso é desencadeada uma reacção alérgica para a combater. Por isso não podemos deixar de dar a devida importância da desparasitação.
Quais são os sintomas da Dermatite Alérgica à Picada da Pulga?
O principal sinal de alergia é o ardor e a comichão do animal. Com o tempo aparecerão novas lesões como a alopécia ou perda de pêlo, feridas e descamação se o animal não parar de se coçar.
Contacte já o Dr. Bigodes, ele saberá dar-lhe os melhores concelhos e prevenções a serem tomadas, assim como aplicar o melhor tratamento ao seu animal.